Reportagens

A Mata Atlântica como você nunca viu

Sistema de informação lançado por ongs e empresas privadas e estatais tentará facilitar o planejamento de investimentos e de ações ambientais no bioma mais ameaçado do país.

Gustavo Faleiros ·
10 de julho de 2009 · 15 anos atrás


Legenda: Explore os corredores da Mata Atlântica , clique dentro dos limites de cada para ver o nome e área. Utilize o zoom no canto superior esquerdo. Fonte: Ibio


Nos domínios da Mata Atlântica estão concentradas as maiores cidades e as principais atividades econômicas do país. Isso, no entanto, não significa que uma empresa pensando em investir nesta gigantesca área encontre com facilidade informações para planejar o empreendimento. Buscando preencher lacunas de informação, foi lançado nesta sexta (10) o GeoAtlântica, uma das mais completas bases de dados já feitas sobre a ameaçada floresta.

A ferramenta foi elaborada pelo Instituto Bioatlântica, organização não-governamental que tem entre seus fundadores companhias do setor papel e celulose, como a Aracruz e Suzano, além da Petrobras. O GeoAtlântica foi organizado como um mapa interativo na internet que congrega   inventários mais recentes sobre a cobertura por unidades de conservação, remanescentes florestais e dados sócio-econômicos do bioma. As informações estão dividas entre quatro corredores de ações de conservação: Serra do Mar, Central da Mata Atlântica, do Vale do rio Doce e Costeiro Marinho (veja mapa dos corredores acima).

“Imaginamos que os dados vão funcionar como suporte à tomada de decisão”, diz o diretor do Intituto Bioatlântica, Beto Mesquita. Sua expectativa é que a ferramenta seja usada por empresas, ONGs e administradores públicos. Para ilustrar, ele dá o exemplo de um empreendedor que gostaria de investir em uma  cidade no interior do Rio de Janeiro e precisa saber a situação que encontrará durante o licenciamento ambiental . “No GeoAtlântica, ele conseguirá de forma rápida uma série de informações sobre a existência ou não de unidades de conservação municipais naquela área e as condições das prefeituras de analisarem estudos de impacto ambiental”, explicou.

A Petrobras está entre as empresas que adotarão o sistema em seu planejamento. Segundo o gerente de Desempenho em Segurança e Meio Ambiente, Luis Cesar Stano,  a estatal sempre viu a ferramenta com bastante  interesse, pois boa parte de suas operações está nas áreas de mata e costa atlântica. “O fato de reunir informações de várias fontes torna a ferramenta muito útil. Se nossos técnicos fossem coletar todas estas informações, haveria perda de tempo e também um custo”, pondera Stano.
 
O gerente da estatal diz que, além da aplicação direta em negócios da empresa, como no planejamento de dutos, o GeoAtlântica ajudará no desenho dos patrocínios a projetos ambientais. Com isso poderia-se evitar a sobreposição de projetos já existentes ou priorizar a escolha de regiões mais carentes de recursos.  Perguntado se a nova ferramenta vai ter papel estratégico nos investimentos da Petrobras na camada do pré-sal, Stano afirma que ainda é cedo para  dizer. “Não há ainda muitos dados sobre o corredor marinho e eles são os mais difíceis de se obter”, explica.

De olho nas atualizações

Crédito : IBio
Clique aqui para acessar o GeoAtlântica

Com o lançamento nesta sexta, as bases de dados mais completas do GeoAtlântica são as do Corredor Central da Mata Atlântica e o da Serra do Mar. Nelas, além das  relações de áreas protegidas nos níveis federal, estadual e municipal, as fisionomias vegetais e os dados sócio-econômicos, há informações primárias, coletadas em campo. No caso do Corredor Central, há os resultados de pesquisa feito pelo Bioatlântica sobre rede de viveiros florestais e pontos de captação de água.

De acordo com Beto Mesquita, o próximo passo da ferramenta será chegar a este mesmo nível de detalhes para os outros corredores da Mata Atlântica. Para tornar o sistema mais robusto haverá uma atualização constante. Neste ponto, os parceiros do Instituto Bioatlântica vão desempenhar papel-chave, pois serão eles os responsáveis por inserir mais informações na mapa acessível pela internet. O benefício desta política será uma maior transparência e diálogo na relação empresas e sociedade civil. Mesquita cita o caso das empresas de papel e celulose: elas poderão constantemente prover dados sobre a manutenção das reservas legais ou a expansão dos plantios comerciais.

“No GeoAtlântica já há dados que não se  encontram nem mesmo no site das empresas”, conta. Portanto, é possível que a ferramenta ganhe as feições de um sistema de monitoramento de fácil acesso ao grande público.

Os criadores da base de dados esperam também que as organizações não governamentais usem o sistema para planejarem suas ações de restauração florestal. Uma visão geral dos corredores com seus remanescentes e áreas prioritárias para conservação facilitaria uma ação para conectar os fragmentos. Um dos parceiros do projeto, a não-governamental The Nature Conservancy (TNC) espera, por exemplo, que o GeoAtlântica ajude a desenhar projetos de recuperação florestal ligados ao mercado de carbono.

Segundo Miguel Calmon, da TNC, tornar-se-á mais fácil mostrar a um potencial comprador de créditos as informações sobre o projeto e, principalmente, os resultados. “Acho que vai se tornar um instrumento de divulgação também, para engajar atores de todos os níveis: poder público, proprietários e outras organizações que, às vezes, estão fazendo trabalhos semelhantes no mesmo território”, ressalta.

Trabalho de três anos

A montagem do GeoAtlântica levou três anos, nos quais o primeiro passo foi o árduo trabalho de coletar os dados. Depois veio a dificuldade de criar parâmetros para que eles pudessem se tornar acessíveis na base hoje vista na internet. Para o coordenador técnico do projeto, Edson Santiami. O desafio foi criar um sistema que possa ser usado de forma simples tanto por tomadores de decisão como pelo público em geral. “Quando começamos a pensar a ferramenta, achávamos que iríamos disponibilizar informações apenas para os parceiros, mas logo vimos que seria importante ser uma fonte aberta a todos”, conta.

Nesta primeira etapa, o GeoAtlântica teve um investimento de 150 mil dólares. O apoio saiu da Petrobras e das ongs The Nature Conservancy e Conservação Internacional. Na próxima semana, um grupo de técnicos da Petrobras terá o primeiro seminário sobre o sistema. Santiami explica que também o Instituto Bioatlântica, que será o gestor do sistema, está criando cadastro de responsáveis nas empresas para que elas passem já a inserir novos dados no mapa.

Calmon, da TNC, acha que quando o sistema estiver de fato ativo, ou seja quando as atualizações estiverem a todo vapor, o diálogo entre poder público, sociedade civil e empresas vai se fortalecer. “Na verdade o diálogo já existe, porque para ter um sistema tão aberto, com tantas informações de todas as partes, houve uma processo de construção de confiança”, diz.

Atalhos:

GeoAtlântica

Saiba mais:

Mata Atlantica continua encolhendo
O desmatamento da Mata Atlântica

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.