Reportagens

Manifesto pela conservação

Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação termina com discurso emocionado do almirante Ibsen Câmara, em que pede mais atenção para áreas de proteção integral no país

Andreia Fanzeres ·
21 de junho de 2007 · 17 anos atrás

Leia também a cobertura completa do CBUC e baixe as palestras

Na tarde desta quinta-feira foi encerrado o V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Foz do Iguaçu. O evento, o maior da América Latina para o tema, mobilizou 1.879 pessoas, dos 17 aos 83 anos de idade, de 21 países. Durante os cinco dias de congresso, aconteceram 30 eventos paralelos, entre os quais lançamentos de publicações sobre unidades de conservação e mesas redondas. Também foram aprovadas 13 das 18 moções propostas, como medidas para proteção da Caatinga, ampliação de parques nacionais, solução de problemas de sobreposição entre terras indígenas e unidades de conservação e criação da carreira de guarda-parque.

O ponto alto da cerimônia de encerramento foi o discurso do almirante Ibsen de Gusmão Câmara, que falou sobre as razões da emergência global para cuidar dos recursos naturais. Começou propondo uma resposta para os motivos que têm provocado desaparecimento da vida selvagem no Brasil e no mundo. Atentou para a escala dos bilhões em que cresce a população humana frente às poucas dezenas de animais e plantas em extinção.

“Eu vi extensas florestas no Nordeste brasileiro, no Oeste do Paraná e o Cerrado intocado”, lembrou. “A ação humana alterou para sempre a biogeografia da Terra”. Em função destas interferências, Ibsen destacou que o planeta vive um processo de extinção em massa, mais não como as anteriores. “Diferentemente das outras crises, esta não se deve aos efeitos catastróficos naturais, mas a uma única espécie em evidente desequilíbrio populacional, o homem”.

Depois do impacto das primeiras palavras do almirante Ibsen, que tem dedicado a vida às causas ambientais, ele sugeriu que solução ideal não existe enquanto a população continuar a crescer ávida por recursos naturais. “A única solução parcial, que talvez ajude, é a manutenção de uma rede eficaz de unidades de conservação terrestres e marinhas de proteção integral”. Ele explicou objetivamente o valor coadjuvante das áreas protegidas habitadas por comunidades humanas. “Não podemos imaginar que essas populações fiquem estáveis em número e imutáveis em sua cultura, nem prever repercussões de mudanças sobre essas áreas”, disse.

Em relação aos congressos anteriores, este foi o mais consensual. “Em 2004, quando falávamos sobre conservação condenando a eficácia de reservas extrativistas ou de desenvolvimento sustentável, éramos vaiados. A platéia reclamava”, lembra a conservacionista veterana, Maria Tereza Pádua. Só quem não acordou para a importância das áreas de uso restrito, sobre todas às demais modalidades de proteção, foi o governo. “A falta de consciência política quanto à gravidade do problema é um obstáculo provavelmente tão sério quanto ao que as mudanças climáticas também têm provocado”, disse o almirante Ibsen.

Embora o diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Mercadante, diga que o governo dê tanta importância às unidades de proteção integral quanto às de uso sustentável, como fez durante o congresso, não é isso que a realidade mostra. “Vemos que o governo não prioriza as unidades de proteção integral quando existem parques que há décadas não resolvem seus problemas fundiários, e por isso têm grandes dificuldades de implementação, ao lado de novas terras concedidas a quilombolas que de uma hora para outra conseguem dinheiro para se estabelecerem, muitas vezes no entorno ou mesmo no interior de unidades de conservação”, pondera Maria de Lourdes Nunes, diretora-executiva da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

“Hoje as unidades de conservação são ilhas de ecossistemas isoladas numa matriz antropizada. Por isso há de se lutar pelo aumento do número, extensão e qualidade dessas unidades, por sua interligação e pesquisa”, pediu o almirante. Ao final, Ibsen frisou que ainda podemos selecionar e proteger grandes porções de ecossistemas com alta diversidade biológica, mas por pouco tempo. “Se falharmos, nossa incompetência será lembrada nas gerações futuras”.

Leia também a cobertura completa do CBUC e baixe as palestras

  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.