Reportagens

Mutação forçada

Pesquisador alerta sobre a necessidade da interferência do homem na adaptação dos ambientes selvagens às mudanças climáticas. As unidades de conservação são estratégicas.

Redação ((o))eco ·
19 de junho de 2007 · 17 anos atrás


Leia
também
a cobertura completa do CBUC e baixe as palestras

A adaptação da humanidade às mudanças climáticas não deve ignorar a necessidade de preparar as áreas naturais para enfrentar os novos tempos. Elas têm papel primordial na salvação de espécies. E uma aliança entre cientistas, governo e conservacionistas é fundamental para transformar esta idéia em ação, afirmou Jeff Price, do Departamento de Ciências Geológicas e Ambientais da Universidade Estadual da Califórnia (EUA) , em palestra no V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Foz do Iguaçu.

No passado, os ecossistemas do nosso planeta vivenciaram mudanças climáticas drásticas e foram capazes de responder ao processo. Mas eles lutaram basicamente contra um fator natural. Hoje a presença humana desequilibra esta batalha ao expor o meio ambiente a outras pressões como espécies invasoras, poluição e degradação de habitat. Por isso, na visão de Price, para a natureza vencer o desafio climático imposto pela sociedade moderna, ela precisará de intervenção humana em seu favor. A começar, pelo desmatamento evitado, que freia tanto a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera quanto permite uma maior preservação da biodiversidade. Segundo Price, reduzir as emissões de CO2 e evitar novos desmatamento seria o equivalente à criação de um seguro de proteção à biodiversidade dos ecossistemas – o que seria um bom começo.

Se as medidas de mitigação contra o aquecimento global hoje adotadas conseguirem impedir que a temperatura suba mais de 2o C acima do nível registrado na época pré-industrial, já será um grande passo para a conservação. Acima deste ponto, os riscos de extinção se tornam maiores e os processos se aceleram. Abaixo disso, adaptar a natureza à nova realidade terrestre será mais viável. E os métodos mais baratos.

O objetivo primário dos gestores de unidades de conservação deve ser aplicar técnicas de manejo que ajudem os ecossistemas protegidos a criar defesas contra as novas temperaturas. Para isso, eles devem entender a natureza das alterações climáticas e ecológicas previstas para acontecer em suas regiões. Na América Latina, por exemplo, o segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2007 prevê que um aumento significativo da temperatura e o conseqüente ressecamento do solo devem transformar partes da Amazônia em savanas empobrecidas. E que regiões hoje semi-áridas, como o Nordeste, podem mergulhar num processo de desertificação. O monitoramento dessas mudanças e a observação da reação dos ecossistemas a elas indicarão o que precisa ser feito para minimizar seus impactos.

Enquanto os sinais não forem claros, é possível proteger a biodiversidade mantendo-a saudável para enfrentar os desafios futuros. Portanto, e necessário eliminar espécies invasoras, poluição e evitar degradação e fragmentação de habitas. Como também é importante garantir a existência de corredores ecológicos entre as unidades de conservação para permitir tanto a migração de espécies – se necessário – quanto a troca genética, um importante álibi na luta contra a extinção. Como lembrou Price, “Quanto mais diversa uma população for geneticamente, maior será a possibilidade da espécie ser capaz de se adaptar naturalmente às mudanças climáticas.” O mesmo modelo se encaixa aos habitats. “Mudanças rápidas no clima e nos habitats provavelmente aumentarão a oportunidade para espécies invasoras se espalharem devido à fácil adaptação a situações de distúrbio.” Para o pesquisador, gestores de áreas protegidas não devem tirar o olho das espécies invasoras.

A expansão dos limites de unidades de conservação em regiões ainda bem protegidas também é uma ação válida na opinião de Price, que sugere que elas sejam feitas na direção dos pólos ou em termos de altitude – uma forma de antecipar a resposta das espécies às mudanças de temperatura. Este tipo de reação já foi detectado em algumas partes do planeta.

Como a migração de animais e plantas selvagens é cada vez mais difícil diante das barreiras urbanas e agrícolas cada vez maiores que os separam de outras áreas conservadas, políticas nacionais para compor mosaicos e corredores verdes através de reservas públicas ou particulares é uma ação eficaz e com um bom custo-benefício, diz Price, que ainda defende estratégias de migração transfronteiriças.

A falta de ação hoje, tanto para diminuir o aquecimento da Terra quanto para ajudar na adaptação da biodiversidade às mudanças climáticas, pode obrigar a sociedade a adotar medidas mais caras num futuro não muito distante. Principalmente para recuperar serviços ecossistêmicos escasseados ou perdidos. O homem então terá que fazer a tarefa de polinizador, dispersor de sementes, terá que contribuir para os ciclos de nutrientes e garantir a estabilidade dos ecossistemas. A restauração de habitats sob forte degradação ou a criação de novos onde a regeneração natural é pouco provável serão opções demasiadamente caras e provavelmente refutadas, acredita Price. Mas a engenharia de habitats para facilitar a migração de espécies tem tudo para se tornar um novo campo de estudo no século XXI.

Afinal, apesar do esforço de alguns países, ainda faltam informação básica, observação e monitoramento de sistemas, infra-estrutura política, institucional e tecnológica, verba e priorização de áreas vulneráveis. “Devemos ser céticos quanto aos eventos climáticos”, diz Price. É essencial ainda não dar preferência a apenas algumas áreas tidas como as mais importantes, mas sim a múltiplas áreas ao mesmo tempo, incentivando a ampliação de corredores ecológicos. Cerca de 60% dos ecossistemas estudados por ele não são utilizados de forma sustentável e demonstram sinais crescentes de degradação. Fora isso, estudos atestam que o aumento da temperatura média da Terra tem provocado mudanças nos sistemas naturais, tanto em termos físicos quanto biológicos. A natureza do mundo está em mutação.

Leia também
a cobertura completa do CBUC e baixe as palestras
.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.