Reportagens

Mais raros e menores

Pesca em excesso reduz a população de tambaquis perto de Manaus e leva os pescadores a ir cada vez mais longe em busca do peixe. Sobrepesca, tudo indica, afeta também a matrinxã.

Vandré Fonseca ·
16 de junho de 2007 · 17 anos atrás

É cada vez mais difícil encontrar tambaquis (Colossoma macropomum) para pescar perto de Manaus. E os exemplares que chegam ao porto para serem vendidos nas feiras estão ficando menores com o passar dos anos. Isto é o que indica estudos feitos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Os pesquisadores também acharam motivos para se preocupar também com outra espécie admirada nas mesas amazônicas, a matrinxã (Brycon amazonicus). Ainda há dúvidas sobre as causas para a redução dos estoques e dimensões das duas espécies. Mas a certeza geral é que elas estão associadas à pesca excessiva.

No caso do tambaqui, a hipótese mais provável é que a pesca da espécie não esteja respeitando seu período de reprodução. “Uma outra alternativa é que eles estejam sendo capturados muito jovens, antes de reproduzirem. “, afirma o doutor em Ciências Biológicas Rosseval Leite, do Inpa. Na década de 80, os pesqueiros que aportavam em Manaus desembarcavam entre 6 a 8 mil toneladas do peixe por ano. Entre 2003 e 2005, esta média caiu para 1 mil tonelada ao ano. E o tamanho do tambaqui já não impressiona como antes. Se entre os anos 70 até 1985 a média por espécie variava de 15 a 20 quilos, hoje a maior parte dos peixes expostos na feira da Panair, Centro de Manaus, tem entre 4 e 6 quilos e cerca de 40 centímetros de comprimento.

“É um sinal de que o estoque adulto está desaparecendo”, afirma o vice-coordenador do Projeto Piatam, Carlos Edwar Freitas, professor da faculdade de Ciências Agrárias da Ufam. Miguel Petrere Júnior, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) conta que, devido à dificuldade de encontrar o peixe perto de Manaus, pescadores vão até a boca do Rio Juruá, em uma viagem de 3.500 quilômetros, ou 7 mil quilômetros de ida e volta, em busca do peixe. “É a maior rota pesqueira de água doce do mundo”, destaca Petrere. “Isto demonstra que estão ficando raros e que perto de Manaus não tem tambaqui. Estão matando mais do que está nascendo”, conta o especialista.

A queda no volume de tambaquis ocorre também em outras regiões da Amazônia, como Rondônia, onde a pesca do peixe está suspensa para a recuperação dos estoques. Coletas de larvas feitas pelo pesquisador Rosseval Leite, do Inpa, confirmam que o tambaqui é cada vez mais raro nas águas próximas ao Manaus. Ele coleta amostras há 15 anos perto da cidade e há 3 anos iniciou estudos em um trecho maior do Rio Solimões, até a cidade de Coari, a 320 quilômetros de Manaus. Os dados, segundo ele, podem representar o que está acontecendo em toda a extensão do rio, até mesmo no Peru. No Médio Solimões, o pesquisador tem encontrado apenas entre 7 a 8 larvas a cada 10 mil litros de água. O número é baixo, pois cada fêmea de tambaqui pode colocar até 1 milhão de ovócitos.

Paliativos

Outro peixe bastante consumido da Amazônia, a matrinxã, também tem tudo para estar passando pelo mesmo drama que aflige os tambaquis. “Os levantamentos realizados no rio Solimões/Amazonas, entre Coari e Manaus, têm revelado uma densidade muito baixa de larvas matrinxã”, afirma o cientista. Ele descarta a possibilidade de que o desmatamento seja a razão para os problemas que estes dois peixes estão enfrentando. “Se fosse o desmatamento, outras espécies estariam em queda. Mas não é o que está ocorrendo, por exemplo, com o jaraqui, o pacu e a branquinha”. Este ano, ele deve iniciar mais estudos para confirmar a causa desta redução.

Freitas diz não ter observado alteração no desembarque de matrinxã em Manaus. Ele explica que os dois peixes têm ciclos de vida bastante diferentes e o estoque do matrinxã pode variar muito de um ano para outro, conforme as condições ambientais. “Ele tem uma sazonalidade muito grande, devido ao ciclo de vida curto, e chega ao tamanho de maturação sexual muito rápido”, conta o professor. A maturidade sexual da matrinxã ocorre entre 1 e 1,5 ano, quando o peixe está com cerca de 30 centímetros. A desova ocorre entre dezembro e abril. No auge da cheia, em junho, as larvas se espalham por deriva pelas áreas de várzea alagadas, onde encontram bastante comida.

“Quando a enchente é boa, há muita várzea e, consequentemente, no ano seguinte, muito peixe. Mas quando a enchente é fraca, há pouca várzea”, diz Freitas. Já o tambaqui demora três anos para chegar a chamada L50, quando metade dos indivíduos estarão com cerca de 50 centímetros e portanto aptos a se reproduzir. Em 8 e 10 anos, o tambaqui vai atingir 70 centímetros. Por isto, apesar de o defeso proteger a época da desova, indivíduos que ainda não estão em fase de reprodução podem estar sendo capturados durante a época de pesca liberada, provocando redução no estoque. Os dois pesquisadores concordam neste ponto: o defeso de seis meses não é suficiente para garantir a manutenção do estoque do tambaqui.

É apenas um paliativo que não resolve o problema, devido à fiscalização deficiente. Quando o defeso acaba, os pescadores tendem a pilhar seus estoques em excesso para compensar o tempo em que ficaram impedidos de pescá-los. “O estoque está tão baixo que não se recupera”, afirma Freitas. A falta de tambaqui não é apenas um problema para a cadeia alimentar dos humanos na Amazônia, mas para a própria floresta de várzea, onde o peixe se alimenta. Até a maturação sexual, o peixe se alimenta de fitoplâncton e arroz da várzea (Oryza perennis). A partir daí, come frutos, como a seringa e o tucumã, servindo como dispersor das sementes. “O tambaqui é um plantador de florestas”, define Petrere.

* Vandré Fonseca é jornalista.

Leia também

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.