Reportagens

Aranhas, escorpiões e insetos da Amazônia em fotos

Veja imagens de insetos e artrópodes impressionantes encontrados durante a expedição Cicloamazônia, travessia de bicicleta pela Transamazônica.

Marcelo Assumpção ·
14 de dezembro de 2012 · 13 anos atrás

O escorpião preto da Amazônia é pequeno, mas venenosíssimo. As aranhas caranguejeiras, apesar de assustadoras e peludas, não são tão perigosas assim – as do Brasil pelo menos não. Viajar pela Floresta Amazônica em contato com a mata é encontrar e conviver com artrópodes de uma diversidade riquíssima de cores, tamanhos e formatos. A variedade vai da camuflagem do bicho-folha ao colorido das taturanas, do toque inofensivo do bicho-pau às picadas doloridas das formigas, algumas capazes de saltar de maneira surpreendente quando incomodadas. Aprender a lidar com esta infinidade de insetos, sempre presentes, pode ser um desafio maior do que conviver com os animais dentro da floresta – mosquiteiros, repelentes e respeito ao caminhar na mata são essenciais. Todas as imagens deste ensaio foram registradas pelo fotógrafo Marcelo Assumpção durante a expedição Cicloamazônia, travessia de bicicleta pelo trecho em que a Rodovia BR-230, a Transamazônica, corta o estado do Amazonas.










* Este ensaio fotográfico é parte da expedição Cicloamazônia, projeto de Daniel Santini, Marcelo Assumpção e Valdinei Calvento, apoiado pelo ((o)) eco. Leia mais em cicloamazônia.org

*Texto atualizado e corrigido às 16h40 desta sexta-feira com ajustes feitos a partir da observação da leitora Carolina Roza.

Leia também
As borboletas da Floresta Amazônica em fotos
 

Leia também

Salada Verde
18 de setembro de 2025

Rio terá final de semana de evento com foco em água e conservação

Festival Liv Mundi ocorre neste final de semana no Rio de Janeiro, com o tema “A Dança das Águas”, e traz exibição do documentário “Mulheres na Conservação"

Análises
18 de setembro de 2025

Ecologia e Sustentabilidade em foco

Até 2030, precisamos acabar com a fome, diminuir a emissão de CO2, mitigar mudanças climáticas, revegetar e restaurar ambientes naturais

Reportagens
18 de setembro de 2025

Recorde de desmatamento na Caatinga atinge terras ligadas ao caso Boi Gordo

A expansão da agropecuária e das usinas solares e eólicas acelera a devastação desse bioma exclusivo do Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 12

  1. Hermes diz:

    Não sabia da letalidade do escorpião preto nem da proporção do tamanho. Se alguém sonhar com um, talvez se interessem em ler sobre o assunto


  2. luis augusto pacheco diz:

  3. phelippe souza diz:

  4. guilherme diz:

    1. guilherme diz:

      1. Vitor diz:

        vc se enganou e uma especie de taturana


        1. Kaléo diz:

  5. Sonhador diz:

    Tenho pavor de escorpião. bicho letal, imagina esse preto da amazônia!


  6. nubia diz:

    que diacho de bicho e o numero 3 ?


    1. Vitor diz:

      e uma taturana venenosa ja apereceu uma dessas no meu quintal, meu cachorro lambeu e teve que tomar injeçao para neutralizar o veneno


  7. Marcelo diz:

    Na foto nao e um bicho pau, e sim um gafanhoto chamado proscopidae. Conhecido como falso bicho pau


    1. Alexander diz: