A sensação térmica em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, bateu nas casas de 52ºC no dia 3 de janeiro. Naquele dia o Rio registrou temperatura de 40,3Cº. O calor intenso não ficou restrito ao Rio de Janeiro, conhecido por alcançar altas temperaturas nessa ápoca do ano. Em Joinville, em Santa Catarina, o tempo também castigou.
Alguns paliativos podem ser adotados para resfriar o ambiente. Embora quase todas as soluções só podem ser aplicadas à médio prazo, como colher o benefício de plantar árvores, alguns investimentos podem ajudar a refrescar esse e os próximos verões. Confira!
Telhado verde
Esse vídeo da revista Veja explica a função dos telhados verdes, que refresca o ambiente caseiro. Confira!
Sobre telhado verde e combate a ilhas de calor, você poderá saber mais sobre o assunto nos textos abaixo:
Telhado verde: os Jardins da Babilônia continuam funcionais
A onda dos telhados verdes
No Chapéu Mangueira, horta na laje reduz temperatura em casa
Ar condicionado, o vilão da conta de luz
O canal Manual do Mundo ensina em 6 minutos como fazer um ar condicionado caseiro. Boa pedida para conseguir dormir neste calor que não dá trégua.
A conta do ar condicionado tradicional poderia ser menor se a casa fosse equipada com brises ou persianas do lado de fora. Essa dica você encontra na coluna do arquiteto Raul Bueno.
Fugindo do calor e da conta de ar-condicionado
Aldem Bourscheit, ex-editor de ((o))eco, conta na coluna abaixo como procurou minimizar o impacto ambiental e aproveitar a natureza na construção de sua residência
Uma receita possível para uma casa nova
Economia de energia elétrica
O vídeo abaixo, do governo de Minas, tem 2 minutos e discute maneiras de diminuir o consumo de energia no verão, quando aparelhos como ar condicionado e ventilador são ligados em demasia.
Sobre consumo de energia, veja a matéria de ((o))eco:
Economia de energia elétrica: mitos e verdades
Plante árvores
Em longo prazo, plante árvores. Imprescindíveis para manter o solo firme a as encostas e margens de rios protegidas, as árvores mantêm a umidade do ar, fazem sombra e, exatamente por isso, locais com arborizados são mais frescos do que os desmatados.
Leia também

Situação da biodiversidade no RS após enchentes será conhecida em até 3 anos
Serão avaliadas áreas federais e estaduais. A manutenção da vegetação nativa conteve estragos em unidades de conservação →

Entre a floresta e a violência: o custo de ser mulher e defensora ambiental
É essencial que as políticas de proteção incorporem uma abordagem interseccional e de gênero. Isso exige a criação de programas de proteção específicos para mulheres defensoras →

APA Baleia Franca sob ataque: sociedade protesta contra tentativa de redução
Abaixo-assinado sai em defesa da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, alvo de projetos de lei que tentam reduzir e até mesmo extinguir a APA →
Que dicas incríveis! Obrigada pelo ótimo texto!!!