Reportagens

No Rio, uma pérola do montanhismo

São 30 quilômetros em meio à Mata Atlântica nas montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A travessia Petrópolis-Teresópolis é uma das melhores do país.

Aldem Bourscheit · Gustavo Faleiros ·
16 de agosto de 2008 · 16 anos atrás

O montanhismo no Brasil não é bem estruturado como em outros países. Quem já caminhou em outras paragens ou já ouviu relatos de amigos que visitaram parques nacionais nos Estados Unidos, Oceania, Europa e até mesmo nos nossos vizinhos Argentina e Chile sabe que nossas áreas protegidas precisam avançar muito para garantir espaço para bons acampamentos, trilhas sinalizadas e regras para impedir a degradação ambiental.

A travessia entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) tem tudo para ser o primeiro exemplo bem sucedido aos montanhistas brasileiros. Não por sua estrutura, que ainda é carente de banheiros e trilhas bem sinalizadas, mas por sua tradição e beleza. O roteiro de 30 Km, desenhado para ser percorrido em dois dias e meio atrai número considerável de visitantes, que certamente estariam dispostos a respeitar regras mais rígidas para desfrutar momentos únicos na paisagem exuberante.

Montamos aqui um pequeno guia da trilha com fotografias para revelar os pontos altos desta linda travessia. O P.N. Serra dos Órgãos, fundado em 1939, está entre as primeiras áreas protegidas do Brasil e protege ecossistemas de montanha e vales repletos de típica vegetação de Mata Atlântica. Ali estão alguns dos pontos mais altos do Sudeste, como a Pedra do Sino, a 2663 metros. A travessia é geralmente feita nos meses de inverno, período de estiagem na região, e não tem alto grau de dificuldade. Qualquer um em razoável forma física tem capacidade para completá-la. Mas não custa estar acompanhado de um guia. E é necessário fazer reserva junto à direção do Parque, que tem uma página na Internet explicando o que se deve fazer para entrar nessa trilha.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.