Colunas

Vagas por duchas

O Brasil é quente e o sol costuma ser escaldante no verão. Para estimular o uso da bicicleta é possível criar duchas onde existem vagas.

13 de outubro de 2011 · 14 anos atrás
  • Raul Bueno

    É arquiteto urbanista, leciona na FAU-UFRJ e no Bennett. Ao projetar, busca o equilíbrio da cidade com o meio ambiente. Mora ...

Três vagas de carro se transformam em estacionamento para 16 bicicletas e 4 boxes de chuveiro. Ilustração: Raul Bueno
Três vagas de carro se transformam em estacionamento para 16 bicicletas e 4 boxes de chuveiro. Ilustração: Raul Bueno
A maior parte do território brasileiro, no verão, tem temperatura elevada e sol escaldante. Assim, boa parte das pessoas que vai trabalhar de bicicleta precisa de um bom banho ao chegar ao trabalho. Tenho amigos com a sorte de dispor de um chuveiro no local, outros acabam por se matricular numa academia de ginástica vizinha ao escritório. Mas, de novo, proponho avançar um pouquinho sobre o gigantesco espaço ocupado pelos carros até mesmo quando estão parados.

Uma vaga de automóvel ocupa 12,5m², enquanto um banheiro residencial completo ocupa cerca de 3,2m². Conclusão: em cada vaga cabem 4 boxes com chuveiro para que as pessoas possam, confortavelmente, tomar aquela ducha na chegada ao endereço de trabalho. Se há espaço coberto para carros, então certamente há espaço coberto para esses banheiros.

 

  Estacionamento só com carros: monotonia e desperdício. Ilustração: Raul Bueno
A obra não é cara e áreas de garagem geralmente têm facilidades para a criação de instalações elétricas e hidráulicas. As imagens a seguir mostram possibilidades de por esse projeto em prática.

E então proprietários de edifícios-garagem, corporações, repartições públicas e companhia, que tal a ideia? Vamos dar uma mãozinha – no caso, umas vaguinhas – para que as pessoas pedalem mais e dirijam menos?

 

Desenho interno do box da ducha, mostrando suas funcionalidades. Ilustração: Raul Bueno
Desenho interno do box da ducha, mostrando suas funcionalidades. Ilustração: Raul Bueno

Leia também

Salada Verde
9 de julho de 2025

Árvores gigantes no Amapá recebem sinal verde para tombamento

Parecer favorável da SEMA-AP segue recomendação do MP para que árvores gigantes sejam protegidas por lei. Uma delas está sob risco pela proximidade com o garimpo

Salada Verde
9 de julho de 2025

Arara-azul é reconhecida como ave símbolo de MS

Lei sancionada no dia 03 de julho reconhece a importância ecológica e turística da espécie ícone da biodiversidade sul-mato-grossense

Colunas
9 de julho de 2025

Os impactos desproporcionais da enchente

Jornalismo tem a obrigação de destacar que desastre no Rio Grande do Sul afetou fortemente populações marginalizadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.