Notícias

Campinas e Grande SP têm tarifa de ônibus mais cara do país

Com reajuste em janeiro, Campinas, Osasco, Santo André e São Bernardo tornam-se as cidades com transporte coletivo mais caro do Brasil.

Daniel Santini ·
24 de janeiro de 2013 · 13 anos atrás

Entre todas as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, Campinas, Osasco, Santo André e São Bernardo são as que têm a tarifa de ônibus mais, segundo dados atualizados em janeiro pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). As quatro reajustaram o preço da passagem para R$ 3,30 em janeiro, assumindo a liderança no ranking onde a população mais paga para utilizar transporte coletivo. Em todos eles, a população protestou e fez manifestações contra a mudança.

Em São Paulo e Rio de Janeiro, os aumentos previstos para o começo do ano foram adiados após pedido do ministro da Fazenda Guido Mantega, preocupado em relação ao impacto do reajuste na inflação. Eles devem acontecer ainda no primeiro semestre. Com o aumento de Campinas e dos três municípios na região metropolitana de São Paulo, a capital paulista deixa de estar entre as cidade com a tarifa mais cara, posto que ocupava desde janeiro de 2011.

Os aumentos na tarifa de ônibus aconteceram não só nos quatro municípios, mas na maior parte das grandes cidades do país, conforme é possível observar no infográfico abaixo feito pelo Outras Vias com base nas informações da ANTP – clique em “outubro de 2012” para ver quanto eram os preços no ano passado. Os preços sobem e cada vez mais gente desiste de utilizar o sistema coletivo buscando soluções individuais. Nas principais capitais, ao mesmo tempo em que o custo de andar de transporte publico cresce, disparam as vendas de motos e automóveis populares e usados. Mais motores na rua, mais poluição e congestionamentos.

Enquanto no Brasil a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis tornou-se política pública, no exterior prefeitos têm defendido subsídios para transporte público e não privado como alternativa para não só movimentar o comércio, mas também reduzir poluição e aumentar a qualidade de vida. Em Tallinn, capital da Estônia, o prefeito Edgar Saavisar anunciou subsídio integral à tarifa argumentando que trata-se de uma medida para preservar o meio ambiente (leia mais a respeito no site tarifazero.org ou direto na agência de notícias estatal do país) e beneficiar toda a população. Isso mesmo, ônibus de graça para os moradores da cidade como ferramenta para combate à poluição urbana em vez de desconto na compra de carros novos. Faz sentido?

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Externo
28 de janeiro de 2026

Estado do Rio proíbe carne de tubarão em merenda escolar por riscos à saúde e ao meio ambiente

Secretaria baniu a carne de tubarão da merenda escolar de 1.200 escolas da rede pública estadual após pressão de conservacionistas e especialistas em alimentação

Salada Verde
27 de janeiro de 2026

Justiça manda Funai retomar demarcação da Terra Indígena Sururuá, no Amazonas

Após mais de uma década de atraso, decisão fixa prazo de 12 meses para concluir a demarcação física da área habitada por povos Kokama e Tikuna

Salada Verde
27 de janeiro de 2026

População apoia inclusão de educação oceânica no currículo escolar

Pesquisa nacional mostra que 9 em cada 10 brasileiros defendem a inclusão do oceano no ensino. Apoio ganha mais força de moradores de cidades litorâneas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.