Uma plataforma virtual desenvolvida por Helder Ribeiro, 28 anos, e Murilo Pereira, 24 anos, promete facilitar a vida de quem costuma dividir táxis ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Além de ser uma alternativa econômica – o aeroporto é afastado e as corridas até o centro da capital costumam custar mais de R$ 100 – compartilhar o carro é também uma forma de queimar menos combustível, o que faz da iniciativa uma alternativa de menor impacto ambiental.
![]() |
Batizado de Me Leva, o projeto precisa de 5 mil cadastrados para sair do papel, número considerado mínimo pelos organizadores para o compartilhamento funcionar. Até esta terça-feira, dia 11, eles haviam conseguido praticamente a metade da meta. O funcionamento é simples. Quem está no sistema informa a data e horário em que pretende pegar um táxi no aeroporto e recebe informações de outros interessados em rachar o preço no mesmo trajeto.
A partir daí é só combinar com a pessoa. “A parte financeira, inicialmente, vai funcionar como de costume para quem racha no gogó: cada um paga 50% do caminho em comum, e quem for ficar por último paga a parte do trajeto que fizer sozinho. Não tem garantia de que a outra pessoa vai pagar (como não tem garantia combinando pessoalmente) mas, para isso ficar mais transparente, vamos ter um sistema de avaliação mútua entre usuários, onde você pode avaliar a pontualidade e a honestidade da pessoa. Aí quem der mancada vai se prejudicar”, explica Helder Ribeiro. Para se cadastrar, basta acessar o site MeLeva.com. Além de respostas para as principais dúvidas sobre o projeto, a página traz um vídeo com explicações detalhadas.
Leia também

Semana de Inovação da Enap será parte da programação oficial pré-COP30
Evento discutirá cinco eixos temáticos voltados a cúpula do clima e terá formato presencial e online. Encontro será realizado entre 30 de setembro e 2 de outubro →

Degradação em áreas não florestais da Amazônia alcança 49 mil km² em dois anos
Área é maior do que o estado do Espírito Santo. Desmatamento em áreas de não floresta foi de 1.144 km² entre 2023 e 2025, segundo nova ferramenta do INPE →

Imprensa tem até 3 de outubro para se credenciar na Pré-COP em Brasília
O evento será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Veja como se inscrever →