Notícias

Plataforma virtual pode facilitar compartilhamento de táxis

Dupla cria sistema que facilita a vida de quem quer rachar táxi. Para sair do papel, projeto precisa de cinco mil cadastrados até dia 15.

Daniel Santini ·
11 de dezembro de 2012 · 13 anos atrás

Uma plataforma virtual desenvolvida por Helder Ribeiro, 28 anos, e Murilo Pereira, 24 anos, promete facilitar a vida de quem costuma dividir táxis ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Além de ser uma alternativa econômica – o aeroporto é afastado e as corridas até o centro da capital costumam custar mais de R$ 100 – compartilhar o carro é também uma forma de queimar menos combustível, o que faz da iniciativa uma alternativa de menor impacto ambiental.

Táxis no Aeroporto de Guarulhos. (Foto: Reprodução/MeLeva.com)
Táxis no Aeroporto de Guarulhos. (Foto: Reprodução/MeLeva.com)

Batizado de Me Leva, o projeto precisa de 5 mil cadastrados para sair do papel, número considerado mínimo pelos organizadores para o compartilhamento funcionar. Até esta terça-feira, dia 11, eles haviam conseguido praticamente a metade da meta. O funcionamento é simples. Quem está no sistema informa a data e horário em que pretende pegar um táxi no aeroporto e recebe informações de outros interessados em rachar o preço no mesmo trajeto.

A partir daí é só combinar com a pessoa. “A parte financeira, inicialmente, vai funcionar como de costume para quem racha no gogó: cada um paga 50% do caminho em comum, e quem for ficar por último paga a parte do trajeto que fizer sozinho. Não tem garantia de que a outra pessoa vai pagar (como não tem garantia combinando pessoalmente) mas, para isso ficar mais transparente, vamos ter um sistema de avaliação mútua entre usuários, onde você pode avaliar a pontualidade e a honestidade da pessoa. Aí quem der mancada vai se prejudicar”, explica Helder Ribeiro. Para se cadastrar, basta acessar o site MeLeva.com. Além de respostas para as principais dúvidas sobre o projeto, a página traz um vídeo com explicações detalhadas.

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Podcast
18 de novembro de 2025

Entrando no Clima #67 – Hora das negociações políticas

COP30 chega a semana final e ministros de estado de cerca de 160 países chegam a Belém

Colunas
18 de novembro de 2025

Pacote Azul: o plano de implementação para acelerar soluções climáticas baseadas no oceano

O oceano entrou definitivamente na agenda climática – e agora é hora de acompanhar como esse movimento ganhará forma

Notícias
17 de novembro de 2025

Emissões de metano continuam subindo no mundo, mostra estudo

Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente clama por mais ambição para que países cumpram a meta de reduzir emissões de CH4 em 30% até 2030

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.