Notícias

Pico do Jaraguá vira ponto de cicloturismo em São Paulo

Cada vez mais ciclistas sobem o Pico do Jaraguá, atraídos pela mata atlântica preservada, pelo desafio da subida contínua de mais de 4,5 km e pela vista mais alta da região metropolitana de São Paulo.

Daniel Santini ·
11 de julho de 2011 · 14 anos atrás
O Pico do Jaraguá, ponto mais alto da região metropolitana de São Paulo, tem sido cada vez mais procurado como destino para passeios de bicicleta nos fins de semana por moradores capital. A mata atlântica preservada no Parque Estadual do Jaraguá, onde está localizado o pico de 1.135 metros de altitude, e a vista da cidade tem atraído diversos grupos de ciclistas ao local.

 

 

O roteiro inclui uma subida contínua de mais de 4,5 km e exige bom preparo físico. Subir é um bom treino. Justamente por isso, o Pico do Jaraguá atrai atletas e ciclistas em preparação para viagens mais longas.

 

 

O acesso a estrada que leva ao topo do pico pode ser feito a partir da Rodovia Anhanguera – veja algumas opções de rota no bikemap.net

 

 

De acordo com a SPTuris, o parque urbano foi criado em em 1961 e tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994. Do alto é possível avistar boa parte da cidade.

 

 

No topo, a mata que protege o pico torna o ar mais limpo e fresco. É possível avistar animais silvestres.

 

 

Se você for de carro, diminua a velocidade durante a subida e a descida e lembre-se que há ciclistas pedalando no local. O artigo 201 do Código Brasileiro de Trânsito determina que deve ser observada a distância mínima de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas. De bike, vale ficar atento durante as curvas, tomar cuidado no embalo da descida e respirar fundo pedalando no meio da mata.

 

Todas as fotos são do incansável Marcelo Assumpção, que acompanhou a reportagem de ((o)) eco Bicicletas na subida.

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Salada Verde
18 de setembro de 2025

4ª Virada Cultural Amazônia em Pé mobiliza país neste final de semana

Na contagem regressiva para COP 30 brasileira, campanha nacional pressiona pela proteção de florestas públicas não destinadas na Amazônia

Notícias
18 de setembro de 2025

146 ativistas ambientais foram assassinados em 2024, segundo a Global Witness

Com 12 mortes registradas somente no ano passado, Brasil fica atrás apenas da Colômbia, Guatemala e México no ranking de países com mais assassinatos de ambientalistas

Salada Verde
18 de setembro de 2025

Rio terá final de semana de evento com foco em água e conservação

Festival Liv Mundi ocorre neste final de semana no Rio de Janeiro, com o tema “A Dança das Águas”, e traz exibição do documentário “Mulheres na Conservação"

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.