
A Floresta Nacional de Altamira, com 25 km2 de desmatamento, lidera o ranking dos desmates das Unidades de Conservação amazônicas. Em segundo lugar vem a Flona de Jamanxin, que sofre com problemas fundiários e perdeu 11 km2 de floresta. É irônico, pois Jamanxin foi criada em 2006 exatamente para conter o desmatamento no entorno da BR-163.
O Pará continua no topo do ranking desmatamento por estado, concentrando 83% do desmatamento no período. Em seguida aparece o Mato Grosso com 10%.
Apesar dos números ruins de julho, olhando para períodos de um ano, continua à tendência de queda do desmatamento. Ao longo dos últimos 12 meses, o Imazon aponta redução de 36% do total desmatado de 1.047 km2 quadrados em relação ao mesmo período anterior, agosto de 2010 a julho de 2011, quando o total atingiu 1.628 km2 quadrados de floresta na Amazônia Legal.
Os dados do Imazon são medidos de forma independente e com metodologia diferente daquela utilizada pelo governo nos dados do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Ambos tentam quantificar a tendência mensal de desmatamento.

Navegue no mapa interativo abaixo e veja a data e o tamanho dos desmatamentos no entorno da BR 163. Saiba mais visitando o site de mapas de ((o))eco , o InfoAmazonia
Amazônia: enfim saíram dados represados do Deter
Governo atrasa divulgação de dados do Desmatamento
BR-163: longe de ser sustentável
Saiba Mais
Boletim do Desmatamento do SAD – Julho 2012 – PDF produzido pelo Imazon.
Leia também

Entrando no Clima #55 – O engajamento da sociedade civil como legado da COP30
Joaquim Belo, enviado especial da sociedade civil amazônica para a Cúpula de Belém, conta como as populações extrativistas estão se preparando e o que esperam do evento →

Encontro mobiliza povos indígenas e comunidades tradicionais do Cerrado em Brasília
Na COP30, rede de organizações quer visibilizar a contribuição de indígenas, quilombolas e outros como agentes de conservação e de resistência →

Governo libera R$ 12 bilhões em crédito para produtores afetados por eventos climáticos
Iniciativa busca aliviar impactos da seca e de desastres climáticos sobre a produção agrícola. Agro responde por 28% das emissões do país →