Notícias

Código Florestal vai a plenário nessa quarta-feira

Reunião entre os relatores e os líderes partidários definiram a data da votação. A matéria está tramitando em regime de urgência.

Daniele Bragança ·
29 de novembro de 2011 · 12 anos atrás
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os líderes partidários fecharam um acordo essa manhã (29) com o presidente do Senado, José Sarney, para que a votação do projeto que altera o Código Florestal seja feita nesta quarta-feira (30). A matéria está tramitando em regime de urgência.

Segundo a Agência Senado, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) explicou que o acordo feito essa manhã se refere ao procedimento para votação e não ao mérito do texto em exame, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC).

“Ainda existem pontos pendentes, ainda existem destaques, mas há consenso sobre a maioria do texto e esperamos que seja uma votação rápida”,  disse.

Minutos antes de começar a reunião com os líderes, tanto o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente (CMA), Jorge Viana (PT-AC), quanto o senador Luiz Henrique, relator da matéria em outras três comissões, afirmaram que a proposta é fruto de um intenso diálogo entre os senadores e setores da sociedade civil.

“Essa matéria é suprapartidária. Não é a proposta dos meus sonhos, mas é uma proposta boa para o Brasil”, afirmou Viana. “Realizamos dezenas de audiências no Senado e em todo o Brasil para discutir o Código Florestal. Ouvimos também o governo e recolhemos o pensamento médio dos brasileiros sobre o assunto”, argumentou Luiz Henrique.

Até o presidente do Senado, José Sarney, bateu na tecla de que o projeto pode não ser o ideal, mas é o “possível”. “Acho que é um trabalho excepcional desta Casa. A política é a arte do possível e esse projeto é justamente a capacidade de harmonizar os conflitos”, disse Sarney.

Depois da votação de amanhã o projeto deverá retornar à Câmara, já que foi modificado pelos senadores.

*Com informações da Agência Senado


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.