Notícias

Código Florestal vai a plenário nessa quarta-feira

Reunião entre os relatores e os líderes partidários definiram a data da votação. A matéria está tramitando em regime de urgência.

Daniele Bragança ·
29 de novembro de 2011 · 10 anos atrás
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os líderes partidários fecharam um acordo essa manhã (29) com o presidente do Senado, José Sarney, para que a votação do projeto que altera o Código Florestal seja feita nesta quarta-feira (30). A matéria está tramitando em regime de urgência.

Segundo a Agência Senado, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) explicou que o acordo feito essa manhã se refere ao procedimento para votação e não ao mérito do texto em exame, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC).

“Ainda existem pontos pendentes, ainda existem destaques, mas há consenso sobre a maioria do texto e esperamos que seja uma votação rápida”,  disse.

Minutos antes de começar a reunião com os líderes, tanto o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente (CMA), Jorge Viana (PT-AC), quanto o senador Luiz Henrique, relator da matéria em outras três comissões, afirmaram que a proposta é fruto de um intenso diálogo entre os senadores e setores da sociedade civil.

“Essa matéria é suprapartidária. Não é a proposta dos meus sonhos, mas é uma proposta boa para o Brasil”, afirmou Viana. “Realizamos dezenas de audiências no Senado e em todo o Brasil para discutir o Código Florestal. Ouvimos também o governo e recolhemos o pensamento médio dos brasileiros sobre o assunto”, argumentou Luiz Henrique.

Até o presidente do Senado, José Sarney, bateu na tecla de que o projeto pode não ser o ideal, mas é o “possível”. “Acho que é um trabalho excepcional desta Casa. A política é a arte do possível e esse projeto é justamente a capacidade de harmonizar os conflitos”, disse Sarney.

Depois da votação de amanhã o projeto deverá retornar à Câmara, já que foi modificado pelos senadores.

*Com informações da Agência Senado


  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
1 de dezembro de 2021

Audiência Pública discute projeto de lei que quer municipalizar áreas de preservação em Angra dos Reis

Projeto que altera gestão da APA Tamoios é da deputada Célia Jordão, esposa do prefeito de Angra. Cerca de 40 organizações se manifestaram contrárias ao PL

Reportagens
30 de novembro de 2021

Há 8 anos na Câmara, projeto que cria uma lei para o mar ainda não tem votação à vista

Série de reportagens investiga motivos da longa tramitação do projeto de lei que institui a Política Nacional para Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro

Salada Verde
30 de novembro de 2021

Trilha Transmantiqueira ganha reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente

A trilha de longo curso que cruza a Serra da Mantiqueira agora faz parte oficialmente do programa Rede Trilhas, para promover conectividade, conservação e turismo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta