Notícias

Código Florestal vai a plenário nessa quarta-feira

Reunião entre os relatores e os líderes partidários definiram a data da votação. A matéria está tramitando em regime de urgência.

Daniele Bragança ·
29 de novembro de 2011 · 14 anos atrás
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os líderes partidários fecharam um acordo essa manhã (29) com o presidente do Senado, José Sarney, para que a votação do projeto que altera o Código Florestal seja feita nesta quarta-feira (30). A matéria está tramitando em regime de urgência.

Segundo a Agência Senado, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) explicou que o acordo feito essa manhã se refere ao procedimento para votação e não ao mérito do texto em exame, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC).

“Ainda existem pontos pendentes, ainda existem destaques, mas há consenso sobre a maioria do texto e esperamos que seja uma votação rápida”,  disse.

Minutos antes de começar a reunião com os líderes, tanto o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente (CMA), Jorge Viana (PT-AC), quanto o senador Luiz Henrique, relator da matéria em outras três comissões, afirmaram que a proposta é fruto de um intenso diálogo entre os senadores e setores da sociedade civil.

“Essa matéria é suprapartidária. Não é a proposta dos meus sonhos, mas é uma proposta boa para o Brasil”, afirmou Viana. “Realizamos dezenas de audiências no Senado e em todo o Brasil para discutir o Código Florestal. Ouvimos também o governo e recolhemos o pensamento médio dos brasileiros sobre o assunto”, argumentou Luiz Henrique.

Até o presidente do Senado, José Sarney, bateu na tecla de que o projeto pode não ser o ideal, mas é o “possível”. “Acho que é um trabalho excepcional desta Casa. A política é a arte do possível e esse projeto é justamente a capacidade de harmonizar os conflitos”, disse Sarney.

Depois da votação de amanhã o projeto deverá retornar à Câmara, já que foi modificado pelos senadores.

*Com informações da Agência Senado


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.