Notícias

Para Ícone, academia só vê lado ambiental

Instituto dedicado a estudos sobre comércio exterior critica documento da Academia Brasileira de Ciências afirmando que cientistas não olharam para questões econômicas do Código Florestal. 

Redação ((o))eco ·
3 de maio de 2011 · 13 anos atrás

Daniele Bragança

Em meio à discussão sobre o Código Florestal, o Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) fez análise sobre o livro ‘O Código Florestal e a Ciência, contribuições para o diálogo’- lançado semana passada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O documento intitulado ‘Comentários sobre o livro divulgado pela SBPC e pela ABC à luz do princípio da sustentabilidade’ pretende mostrar os pontos controversos do livro da SBPC, que segundo o Instituto tem um foco “puramente ambiental”, pecando em não dar espaço para as questões econômicas e sociais que envolve a questão.

O ICONE – que também lançou cartilha sobre o Código Floretal chamado “Agricultura, Conservação Ambiental e a reforma do Código Florestal ” – considera que o foco em um só lado (no caso, ambiental) “desequilibra o debate, pois o grande desafio dessa reforma é restaurar um clima de segurança jurídica e incentivar a regularização ambiental”.

Mas a análise não é só feito de críticas. Aponta também algumas recomendações do livro que são relevantes e portanto, devem ser levadas em consideração.

Click aqui para acessar o comentário

{iarelatednews articleid=”24979″}

Leia também

Reportagens
30 de abril de 2024

Ambientalistas acusam multinacional japonesa de lobby contra a criação do Parna do Albardão

A denúncia foi levada ao MPF no Rio Grande do Sul com pedido de providências. Empresa de energias renováveis nega acusações e afirma não ser contra a proteção ambiental da área

Notícias
30 de abril de 2024

Plásticos são encontrados em corpos de botos-cinzas mortos

Estudo identifica microplásticos em todas as doze amostras de botos-cinzas mortos encontrados no Espírito Santo. Um resíduo de 19,22 cm foi retirado de um deles

Reportagens
30 de abril de 2024

Para salvar baleias, socorristas de México e EUA arriscam a própria vida

Registros de baleias presas em equipamentos de pesca estão crescendo na costa oeste do México, no Atlântico Norte e no resto do mundo — assim como os esforços para libertá-las

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.