Notícias

Para Ícone, academia só vê lado ambiental

Instituto dedicado a estudos sobre comércio exterior critica documento da Academia Brasileira de Ciências afirmando que cientistas não olharam para questões econômicas do Código Florestal. 

Redação ((o))eco ·
3 de maio de 2011 · 15 anos atrás

Daniele Bragança

Em meio à discussão sobre o Código Florestal, o Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) fez análise sobre o livro ‘O Código Florestal e a Ciência, contribuições para o diálogo’- lançado semana passada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O documento intitulado ‘Comentários sobre o livro divulgado pela SBPC e pela ABC à luz do princípio da sustentabilidade’ pretende mostrar os pontos controversos do livro da SBPC, que segundo o Instituto tem um foco “puramente ambiental”, pecando em não dar espaço para as questões econômicas e sociais que envolve a questão.

O ICONE – que também lançou cartilha sobre o Código Floretal chamado “Agricultura, Conservação Ambiental e a reforma do Código Florestal ” – considera que o foco em um só lado (no caso, ambiental) “desequilibra o debate, pois o grande desafio dessa reforma é restaurar um clima de segurança jurídica e incentivar a regularização ambiental”.

Mas a análise não é só feito de críticas. Aponta também algumas recomendações do livro que são relevantes e portanto, devem ser levadas em consideração.

Click aqui para acessar o comentário

{iarelatednews articleid=”24979″}

Leia também

Colunas
27 de novembro de 2025

Mulheres que sustentam territórios, sustentam o clima

Unidas, mulheres da terra e das águas transformam suas lutas em força política para exigir um plano climático com perspectiva de gênero

Análises
27 de novembro de 2025

A COP 30 e os governos locais: um legado silencioso de Belém

A clareza do vínculo entre as agendas do clima, da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável local é vital para a implementação consequente da agenda climática

Reportagens
27 de novembro de 2025

Sons do Mar: como arte e ciência podem se unir para a conservação do Oceano

Os sons do Oceano têm despertado curiosidade de pesquisadores e vêm sendo fonte inesgotável de inspiração para artistas e ambientalistas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.