Notícias

Para Ícone, academia só vê lado ambiental

Instituto dedicado a estudos sobre comércio exterior critica documento da Academia Brasileira de Ciências afirmando que cientistas não olharam para questões econômicas do Código Florestal. 

Redação ((o))eco ·
3 de maio de 2011 · 13 anos atrás

Daniele Bragança

Em meio à discussão sobre o Código Florestal, o Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) fez análise sobre o livro ‘O Código Florestal e a Ciência, contribuições para o diálogo’- lançado semana passada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O documento intitulado ‘Comentários sobre o livro divulgado pela SBPC e pela ABC à luz do princípio da sustentabilidade’ pretende mostrar os pontos controversos do livro da SBPC, que segundo o Instituto tem um foco “puramente ambiental”, pecando em não dar espaço para as questões econômicas e sociais que envolve a questão.

O ICONE – que também lançou cartilha sobre o Código Floretal chamado “Agricultura, Conservação Ambiental e a reforma do Código Florestal ” – considera que o foco em um só lado (no caso, ambiental) “desequilibra o debate, pois o grande desafio dessa reforma é restaurar um clima de segurança jurídica e incentivar a regularização ambiental”.

Mas a análise não é só feito de críticas. Aponta também algumas recomendações do livro que são relevantes e portanto, devem ser levadas em consideração.

Click aqui para acessar o comentário

{iarelatednews articleid=”24979″}

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.