“Apague as luzes para ver um mundo melhor”. Este foi o slogan da Hora do Planeta 2011, que aconteceu neste último sábado, dia 26 de março. O evento é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF. Com ele, governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante 60 minutos.
A Hora do Planeta 2011 bateu recorde de participação desde que o evento global é realizado no Brasil, há três anos.
Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 128 países, apagaram as luzes. Em 2011, a mobilização foi ainda maior, com a adesão de 13 novos países.
No Brasil, o Rio de Janeiro foi a capital sede do evento. Com ela, chegou a 20 o número de capitais nacionais que aderiram ao blackout. Outras 123 cidades participaram da mobilização.
Na Capital Federal, o Congresso Nacional também aderiu ao movimento. Em Brasília, tiveram as luzes apagadas o Palácio do Buriti e Anexo, o Memorial JK, o Teatro Nacional, a Catedral, o Complexo Cultural da República, o Memorial dos Povos Indígenas, e a Ponte JK.
Em contraste com o Museu Nacional e a Catedral às escuras, uma fila luminosa de lanternas e faróis se movimentava na Esplanada dos Ministérios. Carros a perder de vista.(Nathália Clark)
Leia também
Justiça acata pedido do MPF e suspende projeto de carbono no Amazonas
Decisão suspende edital do governo do Amazonas e reforça que projetos de carbono só podem avançar com consulta prévia a povos indígenas e comunidades tradicionais →
A participação social como um divisor de águas na trajetória das Conferências do Clima
Em cenário de expectativas altas, a realidade das deliberações em Belém dividiu opiniões, mas a força das mobilizações sociais fez história e ganhou destaque nas percepções gerais →
Justiça reconhece irregularidade no licenciamento do Arco Metropolitano do RJ
A decisão judicial conclui que não houve autorização prévia do ICMBio à construção da rodovia que cruza a zona de amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá →




