Salada Verde

As 25 tartarugas mais ameaçadas

Segundo Coalizão para Conservação das Tartarugas, sem proteção, muitos quelônios serão extintos nas próximas décadas.

Redação ((o))eco ·
24 de março de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Apesar de habitarem o planeta desde a época dos dinossauros, estes animais estão sob séria ameaça de extinção devido à coleta excessiva de indivíduos para alimentação, uso medicinal ou como animais de estimação. A degradação e destruição de seus habitats contribuem ainda mais para a criticidade da situação.

Segundo Anders Rhodin, um dos autores do relatório, alguns quelônios estão entre os vertebrados mais ameaçados do mundo e metade das espécies correm risco de extinção.

A Ásia abriga 17 das 25 espécies mais ameaçadas, devido a décadas de comércio ilegal e uso insustentável. Todas as tartarugas na Ásia estão sendo impactadas de alguma forma pelo tráfico internacional de animais e produção de derivados. Só para atender à imensa demanda da China, milhares de indivíduos são importados de outros lugares da Ásia ou mesmo de outros continentes. Hoje no país praticamente não existem mais espécies nativas na natureza e a produção em cativeiro ainda é insuficiente.

Colecionadores também têm grande parcela de responsabilidade neste quadro, já que muitas vezes chegam a pagar milhares de dólares por um indivíduo no mercado negro. As leis internacionais (como a CITES) e nacionais não estão sendo efetivas para coibir estas práticas.

No topo da lista está George Solitário, o último remanescente da tartaruga gigante de Pinta (Chelonoidis abingdoni), das Ilhas Galápagos. Em seguida, com apenas três machos e uma fêmea, está uma tartaruga gigante de carapaça mole (Rafetus swinhoei). Encontrada na China e Vietnã, os indivíduos chegam a pesar 100 kg e atingem mais de um metro de comprimento. Confira acima as imagens das 25 espécies mais ameaçadas.(com informações da IUCN)

Para saber mais (em inglês)

http://www.iucn-tftsg.org/

Veja também:

Fotografia – Projeto TAMAR
A grande jornada das tartarugas
Filhotes de tartaruga na Paraíba

Leia também

Notícias
25 de junho de 2024

Queimadas já atingiram mais de 600 mil hectares no Pantanal

Área queimada em 2024 é 143% maior do que o registrado em 2020, quando um terço do bioma foi devastado. Incêndios devem ultrapassar 2 milhões de hectares este ano

Salada Verde
25 de junho de 2024

Florestas de todos

Plataforma governamental reúne informações sobre um dos (ainda) maiores remanescentes planetários de vegetação nativa

Reportagens
25 de junho de 2024

Dinastia Amazônia – Parte II

China se alastra por infraestrutura brasileira e impõe seu modelo de “civilização ecológica” de crescimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.