Karina Miotto
![]() |
![]() |
![]() |
“Licença é ilegal”
Para o Ministério Público Federal do Pará, a licença que permite a instalação do canteiro de Belo Monte é totalmente ilegal, pois não está prevista no ordenamento jurídico brasileiro. O órgão comunica, também, que a derrubada da decisão por Olindo Menezes pode causar “prejuízos irreparáveis”, do colapso da infraestrutura urbana em Altamira a danos ao meio ambiente e à população do Xingu. “Atitudes como essa só comprovam que hoje o Ibama é o maior responsável pelo desmatamento na Amazônia”, afirma Felício Pontes.
Entre as condicionantes que deveriam ter sido cumpridas antes do início de qualquer obra, conforme explica o MPF, estão a construção e reforma de escolas e hospitais, recuperação de áreas degradadas, regularização fundiária e programas de apoio a indígenas. Das 66 estabelecidas em 2010, 29 não foram cumpridas, quatro foram realizadas parcialmente e não há informação sobre as 33 restantes.
Leia mais
Justiça suspende licença parcial para hidrelétrica de Belo Monte
Licença parcial de Belo Monte volta a valer
O Xingu que morrerá
Leia também
COP entrega pouco, mantém ameaça de colapso climático e colhe críticas globais
Entidades civis reconheceram ao mesmo tempo avanços e possibilidades para conter os fósseis e o desmatamento →
Mapa para fim dos fósseis fica de fora do texto final da COP 30
Presidência brasileira propõe roteiro “alternativo” sobre assunto. Sociedade lamenta, mas fala em abertura de diálogo →
Organizações de MT denunciam ofensiva política contra homologações de Terras Indígenas
Entidades afirmam que governo de Mato Grosso espalha desinformação sobre homologações e alimenta conflitos após atos declaratórios durante a COP30 →







