Salada Verde

Desenvolvimento Sustentável: 30 anos

A combinação  das palavras desenvolvimento e sustentabilidade ocorreu no lançamento da Estratégia Mundial de Conservação em 1980. Nem tudo correu como se esperava.

Salada Verde ·
26 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O conceito de desenvolvimento sustentável é um aniversariante incansável. Tem gente que acha que ele é jovenzinho e comemorou os seus 20 anos em 2007, lembrando de seu nascimento oficial no relatório Nosso Futuro Comum da Comissão Brundtland. Mas há também quem se lembre que o termo desenvolvimento sustentável já ainda mais velhinho do que aparenta. Na verdade ele estaria neste ano comemorando 30 anos! Isso é o que nos conta comunicado lançado nesta sexta-feira pela União Mundial para Conservação da Natureza, ou IUCN para os íntimos. 

De acordo com a IUCN, a primeira vez na qual a famigerada combinação entre desenvolvimento e sustentabilidade ocorreu foi durante o lançamento da Estratégia Mundial de Conservação em marco 1980. Naquela ocasião, os conservacionistas traçaram as prioridades para manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

Mas como se sabe, nem tudo saiu como o esperado. “Trinta anos após que a Estratégia Mundial de Conservação nos trouxe o termo desenvolvimento sustentável, recursos naturais continuam diminuindo, com efeitos dramáticos, e quase sempre irreversíveis, sobre o meio ambiente , economias e sociedades ao redor do mundo”, avalia o chefe do Programa de Manejo de Ecossistemas, Neville Ash.

Leia também

Salada Verde
8 de setembro de 2025

Projeto Coral Vivo prepara mutirões no Dia Mundial da Limpeza 2025

Ações em quatro estados vão mobilizar comunidades no combate ao lixo marinho; Ações ocorrerão entre 13 e 27 de setembro

Análises
8 de setembro de 2025

Corais detetives revelam um século de mudanças ambientais em Abrolhos

Dois corais registravam as mudanças ambientais na zona costeira e na atmosfera desde a República do Café com Leite. Nosso estudo mais recente conta uma parte desta história

Notícias
8 de setembro de 2025

Queimadas caem nos biomas brasileiros em 2025, com exceção da Caatinga

Amazônia e Pantanal registraram queda expressiva no número de focos de calor. No Cerrado e Mata Atlântica, a redução é bem menor, mostra INPE

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.