Vídeos

E-Cons: a luta contra a extinção do Soldadinho do Araripe

O programa Empreendedores da Conservação vai apoiar pessoas determinadas a conservar nossa fauna e flora. Conheça o caso do Soldadinho.

Fabíola Ortiz · Marcio Isensee e Sá ·
18 de outubro de 2012 · 13 anos atrás

Com o desafio de fomentar projetos de conservação, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) saiu em busca de iniciativas de sucesso pela preservação da natureza em seis biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e em áreas urbanas.

Weber Girão, da ONG Aquasis, sediada no Ceará, há 16 anos está envolvido com a conservação do Soldadinho do Araripe (Antilophia bokermanni), a única ave endêmica no Ceará, o pássaro que foi listado entre as 100 espécies mais ameaçadas do mundo.

Um macho do Soldadinho-do-Araripe, espécie considerada criticamente ameaçada. (Foto: Ciro Albano)
Um macho do Soldadinho-do-Araripe, espécie considerada criticamente ameaçada. (Foto: Ciro Albano)
  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é comunicador e gestor de conteúdo, especializado em jornalismo e audiovisual socioambiental. Atua na lid...

Leia também

Salada Verde
14 de julho de 2025

PL do Licenciamento’ coloca em risco segurança climática, diz ABRAMPA

Associação de promotores ambientais vê retrocesso grave em Projeto de Lei que enfraquece a lei ambiental; Câmara pretende votar PL nesta segunda-feira

Colunas
14 de julho de 2025

O clima dos dados: desafios de monitorar os territórios

Em um estado tão desigual como o Rio, como as gestões públicas vão elaborar seus planos de adaptação e mitigação sem os critérios de raças, gênero e áreas mais afetadas?

Fotografia
14 de julho de 2025

Em fotos: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é novo patrimônio natural da humanidade

Cânion localizado no Parque, que fica no norte de Minas, é a nona área brasileira reconhecida pela Unesco. Em 2024, Lençóis Maranhenses também foram reconhecidos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.