Vídeos

IUCN inicia atividades no Brasil e cria Painel Bio

Eduardo Pegurier, editor do site ((o))eco, em entrevista exclusiva com Luiz Fernando Merico, representante da IUCN.

Redação ((o))eco ·
25 de setembro de 2012 · 13 anos atrás

O editor do site ((o))eco, Eduardo Pegurier, conversa com o coordenador nacional da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), Luiz Fernando Merico, durante VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal.

Há pouco menos de dois anos com representação no Brasil, a organização internacional conhecida por divulgar listas vermelhas de espécies ameaçadas no mundo pretende enfocar suas ações para preservação da natureza no país.

“Uma das grandes contribuições da IUCN tem sido a criação de parâmetros e uma delas é a lista vermelha de espécies ameaçadas que procura hierarquizar o grau de ameaças de extinção e conduz para retirar estes animais da lista de extinção”, afirmou o representante da IUCN.

No Brasil, a organização está desenvolvendo uma série de iniciativas como o Painel Bio.

“Trabalhamos com a articulação com atores para a construção de um painel brasileiro de biodiversidade e uma série de ações que possam ajudar o Brasil em direção a uma gestão melhor do meio ambiente”, defendeu Merica.

Nesta semana, ((o))eco acompanha o VII CBUC para discutir os rumos e desafios da conservação e o papel que desempenham no desenvolvimento econômico e social.

Leia também

Notícias
9 de fevereiro de 2026

Palmeira “albina” intriga pesquisadores em reserva do Acre

Exemplar da palmeira ouricuri sem clorofila está sendo monitorada por servidores do ICMBio. Objetivo é identificar desenvolvimento e tempo de sobrevivência

Salada Verde
9 de fevereiro de 2026

MPF pressiona por ordenamento em área esquecida do Parque Nacional da Tijuca

Sem ações de fiscalização há pelo menos uma década, Morro Cardoso Fontes sofre com práticas irregulares de grupos religiosos, desmatamentos e queimadas

Reportagens
9 de fevereiro de 2026

Mudanças na polícia ambiental do RJ podem tirar efetivo das ruas, alertam especialistas

Fontes ouvidas por ((o))eco dizem que novos batalhões geram demandas administrativas que podem prejudicar patrulhamento; PMERJ diz que fará “remanejamento interno” para dar conta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.