Vídeos

IUCN inicia atividades no Brasil e cria Painel Bio

Eduardo Pegurier, editor do site ((o))eco, em entrevista exclusiva com Luiz Fernando Merico, representante da IUCN.

Redação ((o))eco ·
25 de setembro de 2012 · 13 anos atrás

O editor do site ((o))eco, Eduardo Pegurier, conversa com o coordenador nacional da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), Luiz Fernando Merico, durante VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal.

Há pouco menos de dois anos com representação no Brasil, a organização internacional conhecida por divulgar listas vermelhas de espécies ameaçadas no mundo pretende enfocar suas ações para preservação da natureza no país.

“Uma das grandes contribuições da IUCN tem sido a criação de parâmetros e uma delas é a lista vermelha de espécies ameaçadas que procura hierarquizar o grau de ameaças de extinção e conduz para retirar estes animais da lista de extinção”, afirmou o representante da IUCN.

No Brasil, a organização está desenvolvendo uma série de iniciativas como o Painel Bio.

“Trabalhamos com a articulação com atores para a construção de um painel brasileiro de biodiversidade e uma série de ações que possam ajudar o Brasil em direção a uma gestão melhor do meio ambiente”, defendeu Merica.

Nesta semana, ((o))eco acompanha o VII CBUC para discutir os rumos e desafios da conservação e o papel que desempenham no desenvolvimento econômico e social.

Leia também

Notícias
12 de novembro de 2025

Conservação pode se tornar fonte de renda contínua com arranjo de estados amazônicos

Governos querem pagamentos para créditos gerados com aumento de populações de espécies nativas e conectividade

Podcast
12 de novembro de 2025

Entrando no Clima #62 – Avanços nas negociações e um Ray of the Day em meio à chuva

Podcast de ((o))eco traz os principais destaques do segundo dia de evento, que foi positivo, apesar da chuva. Até o G77+ China ganhou prêmio por ajudar no avanço das negociações

Reportagens
11 de novembro de 2025

COP30: Marcha alerta em Belém para os riscos da crise climática na saúde pública

As palavras de ordem enfatizaram a conexão direta entre essas duas agendas que impactam principalmente as populações mais vulneráveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.