Vídeos

Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, triunfo de conservação

O Cerrado é maltratado, perdeu metade de sua área original. Mas esse conjunto de 2 milhões de hectares protegidos é razão para esperança.

Redação ((o))eco ·
11 de setembro de 2012 · 12 anos atrás

Hoje, 11 de setembro, é o dia nacional do Cerrado. Há poucas razões para comemorar, pois trata-se de um dos biomas mais maltratados do Brasil. Ele já perdeu metade de sua área original e, hoje, é o que mais sofre com o desmatamento.

Mas o vídeo abaixo sobre o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu dá razões para esperança e motivação para não desistir do Cerrado. Esse conjunto de áreas protegidas públicas e privadas cobre uma área de 2 milhões de hectares, distribuídos ao longo de 11 municípios do norte de Minas Gerais.

Dentro dele, está o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, cujo nome homenageia Guimarães Rosa, que se inspirou na região para compor sua maior obra.

“O Cerrado é a savana mais rica em vida do planeta e é reconhecido como a ‘caixa d´água do Brasil’, pois nele nascem águas que abastecem as principais bacias hidrográficas do país”, escreve a equipe da WWF-Brasil, que junto com Raiz Savaget Comunicação, produziu o vídeo.

Leia também

Colunas
24 de abril de 2024

O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

A intensificação da crise climática e a valorização da subjetividade no campo jornalístico ressaltam o posicionamento na cobertura ambiental

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.