Vídeos

Relator do CF admite pressa para servir à votação

Em debate, Paulo Piau admite que entrega do relatório final do Código Florestal foi apressada para permitir votação nessa terça, 06/03/12.

Redação ((o))eco ·
5 de março de 2012 · 14 anos atrás

Veja acima o vídeo mostrando parte do debate entre José Eli da Veiga, professor de economia da USP, e o deputado Paulo Piau, relator do texto do Código Florestal que poderá ter sua votação decisiva nessa terça-feira, 06 de março, na Câmara.

No debate, Piau admite que seu relatório esteja sendo entregue com pressa porque o governo quer votar amanhã, 06/3. Também admite que essa ligeireza é motivada pelo desejo do governo de resolver logo a questão para que ela não seja debatida na conferência Rio+20.

Piau fica constrangido com o questionamento do professor José Eli e é vaiado pela plateia, ao que responde que não cabe a ela questionar procedimentos do Congresso, pois este representa o povo. Eli devolve, perguntando se os deputados é que estariam se afastando do desejo dos eleitores.

O debate ocorreu há uma semana, no dia 28/02, durante o seminário “O Código Florestal e a Ciência: o que os legisladores ainda precisam saber”, promovido pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas junto com a Frente Parlamentar Ambientalista. O vídeo foi originalmente postado no canal You Tube do site Floresta faz a diferença.

 

Leia também

Colunas
17 de novembro de 2025

Pirataria climática na COP30

Independente da morosidade dos acordos climáticos, espera-se que as dimensões do Direito Climático ganhem proporções nos tribunais que permitam estancar atividades predatórias

Análises
17 de novembro de 2025

Sistemas Agrícolas Tradicionais reforçam urgência de pacto transnacional pela Amazônia de pé

Saberes e práticas ancestrais sustentam a biodiversidade, garantem soberania alimentar e conectam territórios e povos além dos limites dos países amazônicos

Colunas
17 de novembro de 2025

Mercado de Carbono repete a lógica do sistema industrial-carbonífero

Ao associar o aumento das emissões e o imperialismo verde, os mecanismos de regulação do mercado não caminham para resolver problemas sociais, mas sim para aumentar o lucro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.