Veja acima o vídeo mostrando parte do debate entre José Eli da Veiga, professor de economia da USP, e o deputado Paulo Piau, relator do texto do Código Florestal que poderá ter sua votação decisiva nessa terça-feira, 06 de março, na Câmara.
No debate, Piau admite que seu relatório esteja sendo entregue com pressa porque o governo quer votar amanhã, 06/3. Também admite que essa ligeireza é motivada pelo desejo do governo de resolver logo a questão para que ela não seja debatida na conferência Rio+20.
Piau fica constrangido com o questionamento do professor José Eli e é vaiado pela plateia, ao que responde que não cabe a ela questionar procedimentos do Congresso, pois este representa o povo. Eli devolve, perguntando se os deputados é que estariam se afastando do desejo dos eleitores.
O debate ocorreu há uma semana, no dia 28/02, durante o seminário “O Código Florestal e a Ciência: o que os legisladores ainda precisam saber”, promovido pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas junto com a Frente Parlamentar Ambientalista. O vídeo foi originalmente postado no canal You Tube do site Floresta faz a diferença.
Leia também

Ausência de justiça orçamentária é parte da crise ambiental
Conservar é uma estratégia preventiva de gestão de riscos, com efeitos em saúde, infraestrutura e educação, além de ser mais barato do que recuperar territórios degradados →

Próxima parada, Belém
Entre avanços parciais e impasses estratégicos, Bonn testa os limites da diplomacia climática rumo à COP 30 →

Só plantar árvores não compensa a queima de combustíveis fósseis
Estudo aponta que não há terras, tempo e recursos para neutralizar, via reflorestamento, as emissões potenciais das maiores corporações globais →