![]() |
As imagens são assustadoras. O clarão do fogo ilumina a noite enquanto várias pessoas correm com mangueiras e equipamentos para combater o incêndio. Era o início do incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz.
Já pela manhã uma grossa fumaça negra sobe dos módulos da estação. Um bote pilotado por pesquisadores poloneses se aproxima, os primeiros a prestar socorro após avistarem o fogo de sua estação do outro lado da enseada. Enquanto isso, mangueiras são desconectadas e levadas para outro ponto do complexo.
Um helicóptero se aproxima e pousa perto de onde estão reunidos os pesquisadores brasileiros. Alguns embarcam na aeronave, que os levaria para a base chilena na região.
Os vídeos foram feitos por Juliano de Carvalho Cury, professor da Universidade Federal de São João Del Rei, especialista em microbiologia agrícola e que havia chegado à base no início de fevereiro. É dele o relato a seguir, publicado originalmente no site da UFSJ:
Leia também

Orçamento para combate ao fogo cresceu 334% nos últimos cinco anos
Às vésperas do início da temporada propícia a incêndios, governo apresenta resultados de 1 ano da Política Nacional de Manejo do Fogo (MIF) →

Pelo direito de se aventurar
Praticar qualquer esporte de aventura significa então reconhecer que sempre haverá alguma incerteza e risco envolvidos →

Estudos apontam que Brasil lidera em áreas globais aptas ao reflorestamento
Os mapeamentos identificaram onde plantar árvores pode ajudar o clima sem afetar ecossistemas ou comunidades locais →