![]() |
As imagens são assustadoras. O clarão do fogo ilumina a noite enquanto várias pessoas correm com mangueiras e equipamentos para combater o incêndio. Era o início do incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz.
Já pela manhã uma grossa fumaça negra sobe dos módulos da estação. Um bote pilotado por pesquisadores poloneses se aproxima, os primeiros a prestar socorro após avistarem o fogo de sua estação do outro lado da enseada. Enquanto isso, mangueiras são desconectadas e levadas para outro ponto do complexo.
Um helicóptero se aproxima e pousa perto de onde estão reunidos os pesquisadores brasileiros. Alguns embarcam na aeronave, que os levaria para a base chilena na região.
Os vídeos foram feitos por Juliano de Carvalho Cury, professor da Universidade Federal de São João Del Rei, especialista em microbiologia agrícola e que havia chegado à base no início de fevereiro. É dele o relato a seguir, publicado originalmente no site da UFSJ:
Leia também
Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo
Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década →
Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?
Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂ →
Macaco-aranha-da-cara-branca é destaque de pesquisa e turismo no Cristalino
Retomada do monitoramento do macaco na RPPN Cristalino revela novas informações e ajuda a promover turismo e Rota dos Primatas de Mato Grosso →






