Vídeos

Alimento orgânico: o sonho da autossuficiência

O agricultor orgânico Jorge Studer deixou a Suiça, sua terra natal, por Teresópolis (RJ). Em seu sítio, procura comer só o que produz.  

Terra Audiovisual ·
27 de setembro de 2011 · 14 anos atrás
Vegetais. Foto: Pixabay.

Para alguns consumidores, uma alternativa de vida mais saudável. Para os agricultores, também a oportunidade de um novo negócio. Nesta vídeo-reportagem, conheça todo o processo de cultivo de alimentos orgânicos, da compostagem à mesa.

O protagonista dessa história é o agricultor orgânico, Jorge Studer, que nos recebeu no Sítio Aredês, sua propriedade no município de Teresópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. Depois de largar a carreira de administrador na Suíça, virou agricultor e mudou-se para o Brasil. O objetivo principal de Jorge é alcançar a total subsistência, vendendo somente o excedente da produção.

De acordo com o produtor, esse é um caminho viável para agricultores conquistarem maior autonomia e independência, livres da necessidade de compra de insumos agrícolas (como agrotóxicos). Sua propriedade, de 48 hectares, é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e protege integralmente 40% de sua área. Localizado na Zona de Amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos é um exemplo de atividade sustentável na região.

A produção depende da estação do ano. Em setembro, nesse início de primavera, a variedade oferecida por Jorge impressiona. Além de mel, banana e limão, que ele tem o ano todo, ele tem Yacon (uma raiz andina com sabor que lembra a maçã), inhame, feijão, aipim, abóbora, salsa e cebolinha, grama de trigo, broto de alfafa, alface, azedinha, repolho, couve, acelga, alho-poró, cenoura, couve-flor e beterraba. Esperemos que essa bem-sucedida experiência desperte o interesse de outros produtores em potencial.

Serviço: Sítio Aredês, conhecido na região como Sítio do Jorge, telefone 21-2644-7815

 


Leia também
:

 

Leia também

Notícias
14 de outubro de 2025

Marina Silva recebe Medalha John C. Phillips por contribuições na conservação da natureza

Prêmio foi dado para ministra do Meio Ambiente durante Congresso Mundial de Conservação da IUCN, em reconhecimento ao seu trabalho na área ambiental

Salada Verde
14 de outubro de 2025

Fundo Clima amplia apoio à restauração florestal com financiamentos para Belterra e Suzano

Projetos somam R$ 350 milhões e abrangem a recuperação de mais de 27 mil hectares nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica

Análises
14 de outubro de 2025

A destinação de terras públicas: a política climática que o Brasil precisa adotar já

Quando uma floresta pública ganha uma identidade jurídica clara e uma presença estatal definida, o crime perde seu principal ativo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.