Notícias

Degelo crescente no Mar Ártico

Imagens mostram a rápida perda de gelo no Mar Ártico. A extensão coberta nesta temporada é a terceira menor  já registrada.

Redação ((o))eco ·
9 de setembro de 2010 · 15 anos atrás

O NSIDC (Centro Nacional de Informações sobre Gelo e Neve), ligado à Universidade de Boulder (Colorado, EUA), reportou o final da influência do verão sobre o gelo do mar Ártico no último dia 7 de Setembro. A extensão do gelo na região é a terceira menor já registrada. Apenas 2007 e 2008 apresentaram cobertura menor.
 
A cobertura média de gelo para o meio de agosto foi a segunda menor nos registros de 2010 e, de acordo com estudos, o degelo segue aumentando em uma taxa de 8,9% por década.
 
Temperaturas anormalmente quentes, ventos persistentes e desintegração de gelo fino são fatores influentes na rápida perda de gelo em um período relativamente curto, principalmente nos mares de Chukchi e Beaufort. Já no começo de setembro esses mares já tiveram sua cobertura de gelo muito retraída da costa, muito mais do que o observado em períodos anteriores, como de 1979-2000. A retração do gelo força diversas espécies, como as morsas, a transportarem-se para o continente, na costa do Alaska.  (Laura Alves)

A linha laranja deste gráfico mostra a média entre 1979 e 200 da extensão do gelo no mar Ártico. A região branca é a cobertura registrada em 6 de setembro, período em que a influência do verão no hemisfério norte foi registrada.Detalhe para a grande área de degelo nos mares de Chukchi e Beaufort no canto esquerdo da imagem, no norte do Alaska. Fonte: NSIDC.
 

A imagem do satélite MODIS da NASA’s, de 25 de agosto de 2010, mostra a baixa concentração de gelo em mar aberto e no mar de Beaufort, região na qual eram observadas grandes extensões de gelo fino no ano passado.


Imagens de satélite dos dias 28 de julho e 10 de agosto mostram a quebra de um bloco de 15 km de comprimento do glaciar Petermann, no norte da Groelândia. Fonte: MODIS/NASA.

 

Leia também

Análises
28 de agosto de 2025

Redes sociais, Algoritmos P e Algoritmo TAS: Adultização de crianças e escravidão de animais

Conteúdos de animais silvestres em contato com humanos ou em ambientes antropogênicos permitem a camuflagem de uma rede criminosa de tráfico, exploração e crueldade

Salada Verde
28 de agosto de 2025

Desmate nos trópicos já mata 28 mil pessoas ao ano por calor

Estudo analisou a subida da temperatura e as perdas humanas provocadas por duas décadas de destruição dessas florestas

Reportagens
28 de agosto de 2025

STF realiza audiência sobre ação que responsabiliza governo paulista por queimadas de 2024

Ação pode abrir precedente para que entes federativos respondam juridicamente por crises ambientais e pela omissão no combate às mudanças climáticas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.