Durante a temporada de incêndios deste ano, a Floresta Nacional de Bom Futuro, em Rondônia, entrou em estado de alerta vermelho por diversas vezes. Isso não chega a ser uma novidade, pois, na última década, esta unidade de conservação registrou incontáveis ocorrências de queimadas e desmatamentos.
Isso ocorre porque Bom Futuro está entre as áreas protegidas do país mais ameaçadas pela grilagem e todas as atividades ilegais que estão relacionadas a invasões de terras públicas. No slide show ao lado, reunimos algumas das imagens que retratam o drama desta região. Conseguimos fotos de satélite que mostram o incrível avanço da devastação de 1989 até 2008.
A situação das unidades de conservação em Rondônia foi recentemente retratada em relatório do Grupo de Trabalho Amazônico chamado “O Fim da Floresta?”. Com quase a metade da cobertura de floresta do Estado (44%) inteiramente destruída, madereiros e pecuaristas avançam cada vez mais para as zonas verdes que estão, em tese, protegidas pela lei. Leia mais aqui sobre o relatório do GTA.
Em conversa com O Eco, o chefe da FLONA Bom Futuro, Paulo Volnei Garcia, explicou que os incêndios e desmatamentos deste ano não puderam ser verificados em função das ameaças que correm os fiscais do Instituto Chico Mendes e Ibama ao entrarem na área. Mas, segundo ele, até julho o ritmo do desmatamento havia caído a 1/5 do total do ano passado. A razão para isso são as informações de que o governo fará em breve grande operação na região.
Para saber mais sobre a Flona Bom Futuro
Leia matéria “Sem saída”, que conta história da ocupação.
e
Baixe aqui as imagens da evolução do desmatamento para abrir no seu Google Earth (9,6 MB – arquivo.KMZ – use o painel Meus Lugares e clique nos anos 1989; 2000; 2008 para sobrepor as imagens do desmatamento na área da unidade de conservação)
Leia também
Entrando no Clima #71 – Negociações travadas a horas do fim da COP30
Pressão aumenta sobre países enquanto pilares centrais do acordo seguem sem consenso em Belém →
Eletrificar transportes e indústria pode reduzir até 18% das emissões brasileiras, aponta estudo
Em Belém, convidados da Abradee, associação representativa das distribuidoras de energia, debateram transição energética e os desafios frente à recorrência de eventos extremos →
“O futuro de um país inteiro depende desses tipos de resultados”, ressalta representante do Tuvalu
“Não vejo nada realmente substancial saindo desta COP em questões importantes", diz Ian Fry, ex-embaixador para Mudanças Climáticas e Meio Ambiente do Tuvali →




