Durante a temporada de incêndios deste ano, a Floresta Nacional de Bom Futuro, em Rondônia, entrou em estado de alerta vermelho por diversas vezes. Isso não chega a ser uma novidade, pois, na última década, esta unidade de conservação registrou incontáveis ocorrências de queimadas e desmatamentos.
Isso ocorre porque Bom Futuro está entre as áreas protegidas do país mais ameaçadas pela grilagem e todas as atividades ilegais que estão relacionadas a invasões de terras públicas. No slide show ao lado, reunimos algumas das imagens que retratam o drama desta região. Conseguimos fotos de satélite que mostram o incrível avanço da devastação de 1989 até 2008.
A situação das unidades de conservação em Rondônia foi recentemente retratada em relatório do Grupo de Trabalho Amazônico chamado “O Fim da Floresta?”. Com quase a metade da cobertura de floresta do Estado (44%) inteiramente destruída, madereiros e pecuaristas avançam cada vez mais para as zonas verdes que estão, em tese, protegidas pela lei. Leia mais aqui sobre o relatório do GTA.
Em conversa com O Eco, o chefe da FLONA Bom Futuro, Paulo Volnei Garcia, explicou que os incêndios e desmatamentos deste ano não puderam ser verificados em função das ameaças que correm os fiscais do Instituto Chico Mendes e Ibama ao entrarem na área. Mas, segundo ele, até julho o ritmo do desmatamento havia caído a 1/5 do total do ano passado. A razão para isso são as informações de que o governo fará em breve grande operação na região.
Para saber mais sobre a Flona Bom Futuro
Leia matéria “Sem saída”, que conta história da ocupação.
e
Baixe aqui as imagens da evolução do desmatamento para abrir no seu Google Earth (9,6 MB – arquivo.KMZ – use o painel Meus Lugares e clique nos anos 1989; 2000; 2008 para sobrepor as imagens do desmatamento na área da unidade de conservação)
Leia também
Tubarões são famosos por seus dentes ameaçadores, mas a acidificação dos oceanos pode torná-los mais fracos
Cientistas alemães descobriram que a acidificação dos oceanos pode enfraquecer os dentes de tubarões nas futuras gerações, devido a mudanças na química marinha →
Brasil: o país mais biodiverso e mais ansioso do mundo
O paradoxo brasileiro e as consequências para saúde da quebra desse elo vital entre seres humanos e natureza →
Brasil possui 67 milhões de hectares sem informação de titularidade
Área é maior do que a França. Termômetro do Código Florestal mostra que apenas 10% dos cadastros ambientais rurais já foram analisados pelo poder público →




