
O caso da Floresta Nacional Jamanxin, com 1.3 milhão de hectares no município de Novo Progresso, é dos mais significativos. Desde que foi criada em 2006, ela é a campeã nacional de queimadas. No grafico ao lado é possível ver que o número de focos de incêndio vem diminuindo, mas este ano Jamanxim só perde em quantidade de queimadas da Chapada Diamatina.
A mesma tendência demonstrou o Imazon em seu último boletim Transparência Florestal na Amazônia. De acordo com os dados do Instituto, em setembro, a Flona Jamanxin e Altamira, além da Reserva Biológica das Nascentes da Serra do Cachimbo, estão entre as 5 unidades de conservação com maiores índices de desmatamento.
Para ter um retrato completo do que está ocorrendo às margens da BR 163, O Eco preparou um mapa interativo que mostra com fotos e dados dos focos de calor a dimensão das queimadas e desmatamentos nas Flonas Jamanxin e Altamira.
CLIQUE AQUI E BAIXE O MAPA (Arquivo KMZ 227 kb, abra com Google Earth)
Veja no vídeo abaixo o que vc pode ver no mapa
Quando o arquivo estiver aberto no seu Google Earth, clique diretamente nos ícones de “O Eco” e nas “Fotos 1, 2…” para ver o conteúdo.
Utilize também o painel ‘Meus lugares’ para ver todo o conteúdo. Abaixo, tudo o que você pode ver no mapa:
– Fotos e dados;
– Imagens georeferenciadas;
– Queimada de agosto de 2008 (imagem de satélite sobreposta – Sensor MODIS)
– Focos de incêndio entre 1º de agosto e 30 de novembro (focos captados pelo Inpe; clique nos ícones vermelhos para ver dia, hora e vegetação afetada)
Leia também
Minerais e tensões com EUA: o futuro da relação China-América Latina
Commodities ainda lideram relação comercial, mas atuação chinesa na região entra em nova fase, com menos crédito e mais atrito com Washington →
O que esperar da visitação a parques nacionais brasileiros em 2026
Como o aumento no número de servidores ambientais, os valores cobrados em parques americanos e as taxas de preservação podem impactar a visitação de parques brasileiros →
Trump retira EUA de instâncias internacionais sobre clima e biodiversidade
País que já estava fora do Acordo de Paris classificou como “contrárias aos interesses dos EUA” acordos e organizações-chave da governança climática, ambiental e de direitos humanos →




