Reportagens

BR-163: longe de ser sustentável

Unidades de conservação ao longo da rodovia Cuiabá-Santarém são recordistas de incêndios. O Eco montou um mapa interativo com imagens do desmatamento e das queimadas.

Redação ((o))eco ·
24 de novembro de 2008 · 17 anos atrás
Fonte: BDQueimadas/INPE - Arte: O Eco
Fonte: BDQueimadas/INPE – Arte: O Eco
Desde de 2006, o governo Lula vem repetindo a ladainha de que a rodovia  Cuiabá – Santarém, a famosa BR 163, é um exemplo de sustentabilidade. Ali foram criadas gigantescas unidades de conservação, como as Florestas Nacionais de Jamanxin, Altamira e Trairão, que juntas somam mais de 10 milhões de hectares protegidos. No entanto, números do Inpe levantados pelo O Eco mostram que nos três últimos anos, as áreas protegidas ao longo da BR 163 estão no topo entre aquelas com maior número de focos de incêndio.

O caso da Floresta Nacional Jamanxin, com 1.3 milhão de hectares no município de Novo Progresso, é dos mais significativos. Desde que foi criada em 2006, ela é a campeã nacional de queimadas. No grafico ao lado é possível ver que o número de focos de incêndio vem diminuindo, mas este ano Jamanxim só perde em quantidade de queimadas da Chapada Diamatina. 

 A mesma tendência demonstrou o Imazon em seu último boletim Transparência Florestal na Amazônia. De acordo com os dados do Instituto, em setembro, a Flona Jamanxin e Altamira, além da Reserva Biológica das Nascentes da Serra do Cachimbo, estão entre as 5 unidades de conservação com maiores índices de desmatamento.

Para ter um retrato completo do que está ocorrendo às margens da BR 163, O Eco preparou um mapa interativo que mostra com fotos e dados dos focos de calor a dimensão das queimadas e desmatamentos nas Flonas Jamanxin e Altamira.

CLIQUE AQUI E BAIXE O MAPA (Arquivo KMZ 227 kb, abra com Google Earth) 

Veja no vídeo abaixo o que vc pode ver no mapa

Quando o arquivo estiver aberto no seu Google Earth, clique diretamente nos ícones de “O Eco” e nas  “Fotos 1, 2…” para ver o conteúdo.

Utilize também o painel ‘Meus lugares’ para ver todo o conteúdo. Abaixo, tudo o que você pode ver no mapa:

– Fotos e dados;

– Imagens georeferenciadas;

– Queimada de agosto de 2008 (imagem de satélite sobreposta – Sensor MODIS)

– Focos de incêndio entre 1º de agosto e 30 de novembro (focos captados pelo Inpe; clique nos ícones vermelhos para ver dia, hora e vegetação afetada)

VEJA MAIS SOBRE INCÊNDIOS NAS UCS NO MONITOR O ECO

Leia também

Notícias
17 de setembro de 2025

PF prende 22 em operação que investiga corrupção na Agência Nacional de Mineração

Foram cumpridos 79 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de prisão preventiva e afastamento de servidores públicos; esquema envolvia lavagem de dinheiro e corrupção

Reportagens
17 de setembro de 2025

Legado Tanaru: terra de povo indígena dizimado ganha sinal verde para virar parque

Decisão histórica do STF abre caminho para criação do Parque Nacional Tanaru, em Rondônia, onde vivia o “Índio do Buraco”, último representante de seu povo, morto em 2022

Reportagens
17 de setembro de 2025

Petrobras pode se reinventar com descarbonização; estudos apontam soluções 

Dois economistas da UFRJ e 30 organizações integrantes do Observatório do Clima indicam saídas para a petrolífera promover a transição energética e tornar-se líder em renováveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.