Notícias

Kalungas em cinco dias

Confira a caminhada de cinco dias por três regiões imponentes no norte da Chapada dos Veadeiros. Ao todo, 95 quilômetros foram percorridos.

Redação ((o))eco ·
13 de julho de 2011 · 14 anos atrás

Se a intenção é uma bela e puxada caminhada por alguns dos visuais mais espetaculares do Cerrado, vá ao Triângulo dos Kalungas. Pelo menos esta é a dica de quatro amigos excursionistas de Brasília. Aldem Bourscheit, ex-repórter de ((o)) eco, Andrea Zimmermann, Fábio França e Ticiana Pontes saíram da capital federal no dia 17 de junho à noite em direção a Cavalcante. Nos cinco dias seguintes, foram 95 quilômetros com os pés no chão pelo nordeste goiano, cruzando os vãos do Dedo do Moleque, das Almas e o Engenho, três regiões habitadas do território quilombola do norte da Chapada dos Veadeiros. Ao todo, são mais de 200 mil hectares de terras Kalungas.

“O trekking exploratório foi totalmente autônomo (equipamentos, comida etc) e serviu para mapear/conectar esse grande circuito através de caminhos ora conhecidos, ora supreendentes por sua beleza incomum. Cruzamos por praticamente todas as formações apontadas para o Cerrado, com várias famílias sertanejas, além de avistarmos inúmeros exemplares da fauna nativa. O ponto alto foram os botos no fantástico rio Paranã. Um dos principais inimigos foi o calor, forçando-nos a levantar acampamento sempre nas primeiras horas da manhã para vencer a maior distância possível com temperatura amena”, diz Aldem.

Abaixo, confira algumas fotos panorâmicas da expedição. Neste link, conheça o caminho com mais detalhes e como chegar.

Links Externos:

Coroas do Cerrado

Leia também

Salada Verde
24 de novembro de 2025

Pesquisadores descobrem menor espécie de peixe cascudo-graveto

Nova espécie não ultrapassa os dez centímetros de comprimento, tem aparência de galho e vive em riachos na bacia do Alto Rio Paraguai, em Mato Grosso

Salada Verde
24 de novembro de 2025

Pará ganha guia de bolso para identificação de primatas

Lançamento foi feito durante a COP30 e ilustra as 40 espécies de macacos que vivem no estado paraense, quase metade delas já ameaçadas de extinção

Colunas
24 de novembro de 2025

O desaparecimento silencioso das florestas marinhas e sua importância na luta contra as mudanças climáticas

As florestas de sargaço, fundamentais para a saúde dos ecossistemas marinhos, estão ameaçadas pelas mudanças climáticas e precisam ser valorizadas no Pacote Azul da COP 30

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.