Notícias

Kalungas em cinco dias

Confira a caminhada de cinco dias por três regiões imponentes no norte da Chapada dos Veadeiros. Ao todo, 95 quilômetros foram percorridos.

Redação ((o))eco ·
13 de julho de 2011 · 14 anos atrás

Se a intenção é uma bela e puxada caminhada por alguns dos visuais mais espetaculares do Cerrado, vá ao Triângulo dos Kalungas. Pelo menos esta é a dica de quatro amigos excursionistas de Brasília. Aldem Bourscheit, ex-repórter de ((o)) eco, Andrea Zimmermann, Fábio França e Ticiana Pontes saíram da capital federal no dia 17 de junho à noite em direção a Cavalcante. Nos cinco dias seguintes, foram 95 quilômetros com os pés no chão pelo nordeste goiano, cruzando os vãos do Dedo do Moleque, das Almas e o Engenho, três regiões habitadas do território quilombola do norte da Chapada dos Veadeiros. Ao todo, são mais de 200 mil hectares de terras Kalungas.

“O trekking exploratório foi totalmente autônomo (equipamentos, comida etc) e serviu para mapear/conectar esse grande circuito através de caminhos ora conhecidos, ora supreendentes por sua beleza incomum. Cruzamos por praticamente todas as formações apontadas para o Cerrado, com várias famílias sertanejas, além de avistarmos inúmeros exemplares da fauna nativa. O ponto alto foram os botos no fantástico rio Paranã. Um dos principais inimigos foi o calor, forçando-nos a levantar acampamento sempre nas primeiras horas da manhã para vencer a maior distância possível com temperatura amena”, diz Aldem.

Abaixo, confira algumas fotos panorâmicas da expedição. Neste link, conheça o caminho com mais detalhes e como chegar.

Links Externos:

Coroas do Cerrado

Leia também

Salada Verde
8 de dezembro de 2025

“Eles sabem que estão errados”, diz Lula sobre decisão do Congresso sobre Licenciamento

Presidente disse que parlamentares vão recorrer a ele quando mercados importadores de produtos brasileiros se fecharem por problemas ambientais

Reportagens
8 de dezembro de 2025

Brasil escolhe trilhar o mapa do caminho do carvão mineral

Enquanto defende no plano internacional a transição para longe dos combustíveis, o Brasil segue aprovando medidas que dão sobrevida à indústria do carvão mineral

Análises
8 de dezembro de 2025

Oceano e clima: um diálogo indissociável

O oceano precisa permanecer na agenda do debate e decisões para o enfrentamento das mudanças climáticas. A COP30 representou um passo nesse sentido, muitos outros serão necessários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.