Reportagens

O massacre de aves marinhas

Pesca comercial no Brasil é responsável pela morte incidental de 10 mil albatrozes por ano. No mundo todo, cerca de 300 mil aves marinhas morrem anualmente, vítimas do mesmo problema.

Redação ((o))eco ·
29 de agosto de 2008 · 17 anos atrás

Milhares de albatrozes e petreis vêm para a costa brasileira todos os anos, no período da migração, em busca de alimentos. No entanto, muitos não completam a jornada. Morrem no caminho, vítimas da captura incidental por barcos pesqueiros que utilizam espinhéis, linhas compridas das quais saem centenas de anzóis.

O Projeto Albatroz, coordenado pela bióloga Tatiana Neves, há 17 anos busca reduzir a captura incidental por meio da orientação de pescadores e implantação de medidas simples de mitigação, como uso de iscas descongeladas, que submergem mais rápido, e o uso do toriline, um equipamento formado por cabos cobertos de fitas coloridas, que funcionam como “espantadoras de aves”.

Segundo uma pesquisa realizada pelo projeto, apenas o uso do toriline diminuiu de 0,850 para 0,308 o número de aves mortas para cada mil anzóis lançados no mar. Reduzir ou acabar com o problema parece não ser impossível. Para isso, a entidade, em parceria com pescadores da frota de espinhel pelágio, elaborou uma minuta de portaria que visa regulamentar ações já previstas no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planac), publicado pelo Ibama em junho de 2006, mas que até agora não foram 100% implementadas.

A Minuta passa por aprovação da Secretaria da Pesca e, dentro de algumas semanas, deve ser enviada ao Ibama e Instituto Chico Mendes. Agora, o que o Projeto Albatroz espera é que o governo federal apoie a transformaçnao das medidas em lei e dê suporte para que elas sejam implementadas.

Leia também

Podcast
29 de setembro de 2025

Entrando no Clima #56 – Os povos da floresta no centro das discussões

Alberto Terena, coordenador executivo da APIB, traz o olhar indígena para a COP30. Taciana Stec, do Instituto Talanoa, faz um balanço da Semana do Clima de NY

Notícias
29 de setembro de 2025

Fachin assume comando do STF com Ferrogrão na agenda

Última decisão no Supremo aconteceu em 2023. Alteração dos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro também está na pauta da sessão de quarta-feira (1º/10)

Salada Verde
29 de setembro de 2025

STF suspende norma em Mato Grosso que limitava criação de áreas protegidas

Decisão foi tomada após PGR pedir derrubada da Emenda Constitucional. Norma foi aprovada pela assembleia estadual em dezembro de 2024

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.