Notícias

As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço

Para começar as comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas, veja abaixo algumas imagens de satélite do pantanal.

Paulo André Vieira ·
3 de fevereiro de 2013 · 11 anos atrás

Encerrada no dia 2 de fevereiro de 1971, a Convenção de Ramsar foi um marco importante para a conservação e utilização sustentável das zonas úmidas do planeta. Nela foram discutidas formas de deter a progressiva destruição dessas regiões de vital importância ecológica, econômica, cultural e científica. Desde 1997 é comemorada nesta data o Dia Mundial das Zonas Úmidas.

A maior área úmida continental do planeta é nosso Pantanal, lar de pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados, sendo um santuários essencial para as diversas espécies de aves migratórias, viveiros críticos para a vida aquática e refúgios para criaturas como o jacaré-do-pantanal, o cervo-do-pantanal e a onça-pintada.

Visto do espaço o Pantanal oferece imagens impressionantes, com suas extensas áreas inundadas, lagos e rios refletindo a luz do sol e o verde da vegetação rica e variada.

Para começar as comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas, veja abaixo algumas imagens de satélite do pantanal, capturadas no Google Earth, que parecem ter nascido da imaginação de um pintor.


  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
3 de dezembro de 2012

Os rios brasileiros fotografados por astronautas

Desde a década de 1960 os astronautas fotografam o nosso planeta. Veja uma seleção de fotos de rios brasileiros feitas por eles nos últimos 30 anos.

Notícias
7 de janeiro de 2013

As cores do planeta vistas do espaço

Nosso planeta não é apenas uma bolinha azul flutuando no espaço. As cores da Terra poderiam ter saído da imaginação dos maiores gênios da pintura.

Notícias
14 de janeiro de 2013

O Brasil visto pelos satélites da Nasa

Veja fotos incríveis do Brasil, como a Serra da Cangalha, a cratera causada pelo impacto de um meteoro mais bem conservada do Brasil.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.