Notícias

Deter: visualização dos dados de 2011

Dados  de alertas de desmatamento na Amazônia Legal de 2011 podem ser visualizadas em gráficos e mapa interativo. Veja classificação por munícipios e bases operativas do Ibama.

Gustavo Faleiros ·
22 de fevereiro de 2012 · 14 anos atrás

Com a recente divulgação dos dados de alertas de desmatamento na Amazônia Legal referentes ao mês de novembro e dezembro, foi possível organizar as informações de 2011, que podem ser visualizadas em gráficos e mapas interativos. No vídeo abaixo, mostramos quais os dados disponibilizados neste post, além de mostrar algumas tendências demonstradas no desmatamento da Amazônia no ano passado.

Os dados são provenientes do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e foram baixados no site do programa no seguinte endereço http://www.obt.inpe.br/deter/indexdeter.php. É importante frisar que estes dados são indicativos do total desmatado na Amazônia Legal, e são influenciados pela cobertura de nuvens da região. Os dados que são utilizados na contagem da taxa oficial do desmatamento na Amazônia são gerados pelo PRODES e também podem ser acessados pelo site do INPE.

Download: Arquivo Google Earth com todos os dados (KMZ 538 kb)

Visualização da lista de 234 munícipios que registraram desmatamentos acima de 6,25 hectares. Utilize o mouse para ver o número de alertas por cada município.

No gráfico abaixo, a visualização das bases operativas que mais acumularam áreas desmatadas, segundo os dados do DETER. Utilize o mouse sobre as colunas para ver os dados exatos.

Você pode fazer o download dos dados brutos no site do Deter

Tabela de munícipios com maior número de alertas (CSV – 6k)
Tabela de bases operativas com maiores áreas de desmatamento acumulados (CSV -1k)

Para ler as matérias sobre a divulgação dos dados do desmatamento

Março – Desmatamento cai em março na Amazônia Legal 
Abril – Dispara o desmatamento no Mato Grosso em abril 
Maio – Desmatamento no Brasil: redução pontual, aumento global
Junho – Amazônia Legal soma 99km2 de desmatamento em junho
Julho – Desmatamento da Amazônia cai em julho 
Agosto – Para Inpe, desmatamento da Amazônia cai 38%
Setembro – Desmatamento teve queda em setembro de 46%
Outubro – Deter: desmatamento tem nova alta
Novembro e Dezembro – Deter divulga números de novembro e dezembro

Veja também:
Infográfico: A evolução do desmatamento na Amazônia brasileira 

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
4 de dezembro de 2025

Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo

Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década

Reportagens
4 de dezembro de 2025

Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?

Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂

Notícias
4 de dezembro de 2025

Macaco-aranha-da-cara-branca é destaque de pesquisa e turismo no Cristalino

Retomada do monitoramento do macaco na RPPN Cristalino revela novas informações e ajuda a promover turismo e Rota dos Primatas de Mato Grosso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.