Fotografia

Imerso na baía Ilha Grande

Cercada pela imponente Serra do Mar, a baía da Ilha Grande abriga 187 ilhas e ilhotas. Enrico Marone mergulhou neste universo    

Enrico Marone ·
23 de novembro de 2009 · 16 anos atrás

Localizada entre as duas maiores metrópoles do Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) e cercada pela imponente Serra do Mar, a baía da Ilha Grande abriga 187 ilhas e ilhotas, criando um cenário de grande beleza paisagística no litoral sul fluminense. Diversas unidades de conservação protegem parte deste patrimônio natural, na tentativa de manter a biodiversidade tanto terrestre como marinha da baía. Porém, esse mosaico de unidades de conservação enfrenta impactos de diversas ordens. Alvo de grande especulação imobiliária, a região sofre pressões como o turismo descontrolado, a pesca predatória, além de instalações portuárias e industriais de alto impacto.

Enrico Marone fez suas primeiras viagens para a baía da Ilha Grande há mais de 15 anos. O mergulho neste universo submarino influenciou sua trajetória profissional e acabou levando-o à Oceanografia. Hoje, Marone se dedica a projetos de conservação marinha ao longo do litoral brasileiro. Na baía de Ilha Grande, atua junto às áreas marinhas protegidas e às comunidades caiçaras de pesca artesanal, no sentido de fortalecer as iniciativas de conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos da região.

As imagens deste ensaio foram captadas ao longo de diversas expedições à baía da Ilha Grande. Durante o projeto de levantamento da biodiversidade marinha da baía, coordenado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com a participação de diversas instituições de pesquisa, Marone foi responsável pela documentação da expedição. O trabalho resultou em uma exposição fotográfica inaugurada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e, posteriormente, montada no Congresso Nacional, em Brasília, em comemoração ao Ano Internacional dos Corais (2008).

*Enrico Marone é oceanógrafo, fotógrafo e documentarista. Atualmente, coordena as iniciativas do Programa Marinho do Instituto BioAtlântica, ao longo do litoral brasileiro.

  • Enrico Marone

    Enrico Marone é formado em oceanografia e fotógrafo reconhecido por retratar a zona costeiro-marinha. Preocu...

Leia também

Análises
4 de setembro de 2025

O que o mico-leão-preto tem a ver com a emergência climática?

Enquanto a pauta no mundo e no Brasil pré-COP30 está focada na emergência climática, por que um grupo de primatólogos do mundo reúne-se em Madagascar para tratar dessas espécies?

Colunas
3 de setembro de 2025

O Monstro do Ozempic

Dezenas de substâncias valiosas para o mercado são derivadas de coquetéis bioquímicos produzidos por criaturas “impuras” que a maioria das pessoas atropelaria sem pensar duas vezes

Colunas
3 de setembro de 2025

Litoral à venda: como o cinema e a música denunciam o turismo predatório

É difícil imaginar que o nosso contato com as praias, experiências que nos fazem tão bem, possa causar impactos negativos profundos aos ecossistemas e às populações locais. Mas sim, pode

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.