Fotografia

Serra Dourada

Parque criado para proteger o Cerrado que ainda existe na região da Cidade de Goiás é uma jóia que revela diferentes fisionomias do bioma.

Flávio Isaac ·
18 de junho de 2010 · 14 anos atrás
height=”500

Flávio Isaac é fotógrafo profissional em Goiás. Já trabalhou com publicidade, eventos e projetos culturais, mas também gosta de clicar a natureza. As fotos que compõem esta matéria farão parte de um material para divulgação internacional do turismo no estado. Natural de Goiânia, Isaac dedica-se à fotografia há cerca de 10 anos.

No dia 5 de junho de 2003 o governo de Goiás publicou o decreto de criação do Parque Estadual Serra Dourada.  Situado no platô de mesmo nome, entre os municípios de Mossâmedes, Goiás Velho e Buriti de Goiás, a unidade tem 30 mil hectares e foi criada para preservar o pouco de Cerrado que ainda existe na região.

Um passeio pelo parque, que abriga vários tipos de formações vegetais, pode levar várias horas. No pé da serra, a vegetação que se sobressai é a floresta de galerias, que margeiam um curso d´água, local de solo rico em matéria orgânica e de ocorrência de várias espécies de animais.

À medida que subimos a Serra, a vegetação se modifica. O segundo cenário avistado é o Cerradão, caracterizado por árvores de até sete metros de altura, com troncos menos tortuosos, como o pequizeiro, fruto típico da região, muito apreciado na culinária local. Ao longo do percurso, o Cerradão vai se rareando, dando espaço para as espécies do chamado Cerrado estricto sensu.

Solo arenoso, vegetação rasteira, muitos arbustos e afloramentos de rochas formam o campo sujo e preparam a próxima formação, o Cerrado rupestre, tipo de vegetação que se desenvolve acima de 900 metros de altura. Ali, a ação da chuva e do vento deu o formato às rochas, que parecem colocadas umas sobre as outras.

A mais de mil metros de altura, já no final do passeio, têm-se um belíssimo vale de areia, com rochas de variadas tonalidades. Além da beleza natural, o vale é conhecido por fornecer matéria-prima para artista locais, que usam essas rochas coloridas trituradas para o artesanato.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.