Fotografia

Jubartes em Abrolhos

Foram oito dias no mar, em setembro de 2009, para documentar a vida das baleias jubarte no Brasil e os esforços de pesquisa para a conservação.

Luciano Candisani ·
30 de março de 2010 · 15 anos atrás

Todos anos, entre os meses de junho e outubro, milhares de baleias jubarte nadam ao longo do litoral da Bahia, principalmente ao redor das águas do arquipélago dos Abrolhos. A presença massiva dessas criaturas gigantes – com até 16 metros e 40 toneladas – se revela em aparições tão furtúitas quanto emocionantes: a força da nadadeira caudal exposta antes do mergulho , os borrifos da respiração, partes da cabeça e do corpo. E grandes saltos , o ápice do exibicionismo a associado `a espécie. Mas as reais dimensões de uma jubarte só podem ser sentidas de dentro de seus domínios submarinos. Alí, no silêncio da imensidão azul e cristalina do oceano aberto, o corpo colossal outrora associado a mitológicos mostros marinhos revela os contornos elegantes e os movimentos delicados de um mamífero totalmente adaptado `a vida na imensidão fluida e salgada do planeta.

O fotojornalista Luciano Candisani, da national Geographic Brasil e International League of Conservation Photographers –ILPC passou 8 dias no mar, em setembro de 2009, para documentar a vida das Jubartes no Brasil e os esforços de pesquisa para a conservação da espécie.

Leia também

Reportagens
14 de maio de 2025

Ao menos 6 milhões de cabeças de gado no Pará estão irregulares entre indiretos

Números são do 2º ciclo unificado de auditorias do MPF. Transparência aumentou entre frigoríficos instalados na Amazônia, mas ainda existem gargalos

Notícias
14 de maio de 2025

Cientistas descobrem espécie de peixe que vive solitária na Amazônia

População de peixe-anual foi encontrada numa única poça temporária próxima do Rio Madeira, no estado do Amazonas e pode estar sob grave risco de extinção

Salada Verde
14 de maio de 2025

Evento no RJ discute protagonismo da juventude no enfrentamento da crise climática

IV Fórum Terra 2030 reúne jovens lideranças, especialistas e organizações para debater soluções sustentáveis e colaborativas no contexto da Agenda 2030

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.