No último dia 15 de abril, o ornitólogo cearense Ciro Albano se encheu de felicidade. Não era para menos. Afinal, ele descobriu, pelo computador, que o primeiro lugar em duas categorias do 3º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia era dele: “Melhor Foto”, por captar duas belíssimas araras-azuis-de-lear, e “Ave Ameaçada”, graças ao clique de um raro limpa-folhas-do-nordeste (Phyldor novaesi).
Espécie cada vez mais ameaçada de extinção, a Phyldor novaesi vive apenas em Murici, em uma mata de seis mil hectares em Alagoas, e na Serra do Urubu, em Pernambuco, com um sexto do tamanho de sua vizinha. Acredita-se que existam apenas em torno de 200 indivíduos na natureza. Para nossa sorte, um deles foi clicado por Albano enquanto repousava em um galho.
Ao todo, o prêmio organizado pela Avistar Brasil em parceria com O Eco e patrocinado pelo Itaú BBA, Swarovski Optik e Save Brasil recebeu 6.515 inscrições de imagens. Os únicos pré-requisitos eram que as aves estivessem em liberdade e dentro do território nacional. Além das três categorias tradicionais (“Melhor foto”, “Melhor registro” e “Primeiras aves”, para iniciantes), o concurso deste ano também contou com algumas categorias especiais. Isso explica o alto número de vencedores, tanto entre medalhas de ouro, prata e bronze, quanto entre menções honrosas: 37 cliques.
“A alta qualidade das fotos inscritas, inclusive por amadores, surpreendeu a comissão julgadora. Além de retratar a beleza das espécies que compõem a avifauna brasileira, os fotógrafos preocuparam-se em registrar momentos especiais. O resultado é uma seleção de fotos incríveis e que certamente vai chamar a atenção de todos”, disse Guto Carvalho, organizador do concurso.
Entre os próximos dias 21 e 24 de maio, o público paulista poderá observar ao vivo todas as fotografias vencedoras durante o 4º Encontro Brasileiro de Observação de Aves, no Parque Villa Lobos. Também estão programadas feiras, debates, mesas-redondas e saídas para observação de aves. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelo local para descobrir as belezas da avifauna brasileira.
Enquanto o final do mês não chega, O Eco preparou o slideshow acima, com 13 das 37 imagens que serão expostas no Villa Lobos. Entre elas, destaques para o belo e imponente gavião-real, de Robson Silva e Silva, a garça-branca do paraense Sidclay Dias e, claro, a limpa-folhas-do-nordeste, de Ciro Albano.
Leia também
Três anos após tragédia, 203 hectares de encostas em São Sebastião seguem em recuperação
Deslizamentos ocorridos em fevereiro de 2023 deixaram 853 cicatrizes de desmatamento na cidade. Cerca de 70% da área já está recoberta de vegetação →
Disputas e contradições continuam após a COP30
Plano Clima indica desafios de implementação; evitar mudanças profundas continua sendo uma linha de ação que envolve greenwashing, lobby e circulação de desinformação →
Como transformar a meta 30×30 de um slogan político para uma realidade ecológica
O recém-aprovado Tratado do Alto-Mar oferece uma oportunidade de proteger o oceano como nunca antes →




