Fotografia

Novo show das aves brasileiras

Confira aqui uma apresentação com imagens de aves brasileiras vencedoras do 3º Concurso Avistar / Itaú BBA de Fotografia. Entre elas, a rara limpa-folhas-do-nordeste.

Felipe Lobo ·
5 de maio de 2009 · 13 anos atrás

No último dia 15 de abril, o ornitólogo cearense Ciro Albano se encheu de felicidade. Não era para menos. Afinal, ele descobriu, pelo computador, que o primeiro lugar em duas categorias do 3º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia era dele: “Melhor Foto”, por captar duas belíssimas araras-azuis-de-lear, e “Ave Ameaçada”, graças ao clique de um raro limpa-folhas-do-nordeste (Phyldor novaesi).

Espécie cada vez mais ameaçada de extinção, a Phyldor novaesi vive apenas em Murici, em uma mata de seis mil hectares em Alagoas, e na Serra do Urubu, em Pernambuco, com um sexto do tamanho de sua vizinha. Acredita-se que existam apenas em torno de 200 indivíduos na natureza. Para nossa sorte, um deles foi clicado por Albano enquanto repousava em um galho.

Ao todo, o prêmio organizado pela Avistar Brasil em parceria com O Eco e patrocinado pelo Itaú BBA, Swarovski Optik e Save Brasil recebeu 6.515 inscrições de imagens. Os únicos pré-requisitos eram que as aves estivessem em liberdade e dentro do território nacional. Além das três categorias tradicionais (“Melhor foto”, “Melhor registro” e “Primeiras aves”, para iniciantes), o concurso deste ano também contou com algumas categorias especiais. Isso explica o alto número de vencedores, tanto entre medalhas de ouro, prata e bronze, quanto entre menções honrosas: 37 cliques.

“A alta qualidade das fotos inscritas, inclusive por amadores, surpreendeu a comissão julgadora. Além de retratar a beleza das espécies que compõem a avifauna brasileira, os fotógrafos preocuparam-se em registrar momentos especiais. O resultado é uma seleção de fotos incríveis e que certamente vai chamar a atenção de todos”, disse Guto Carvalho, organizador do concurso.

Entre os próximos dias 21 e 24 de maio, o público paulista poderá observar ao vivo todas as fotografias vencedoras durante o 4º Encontro Brasileiro de Observação de Aves, no Parque Villa Lobos. Também estão programadas feiras, debates, mesas-redondas e saídas para observação de aves. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelo local para descobrir as belezas da avifauna brasileira.

Enquanto o final do mês não chega, O Eco preparou o slideshow acima, com 13 das 37 imagens que serão expostas no Villa Lobos. Entre elas, destaques para o belo e imponente gavião-real, de Robson Silva e Silva, a garça-branca do paraense Sidclay Dias e, claro, a limpa-folhas-do-nordeste, de Ciro Albano.

  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Notícias
19 de janeiro de 2022

Com pedido de Wassef, Justiça libera madeira apreendida em operação histórica

O advogado da família Bolsonaro conseguiu a liberação de madeira e bens da empresa MDP Transportes, uma das afetadas pela operação da PF que resultou na maior apreensão de madeira já feita

Salada Verde
18 de janeiro de 2022

Em evento, Bolsonaro comemora redução de 80% das multas do Ibama

“Nós reduzimos em mais de 80% as multagens no campo”, disse o presidente, que creditou ao ex-ministro Salles e à ministra da Agricultura, Teresa Cristina, as boas medidas para o campo

Salada Verde
18 de janeiro de 2022

MPF se pronuncia contra decreto que permite destruição de qualquer caverna

Câmara de Meio Ambiente do Ministério Público Federal (4CCR) diz que norma desrespeita princípios constitucionais. Governo publicou decreto na semana passada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta