Fotografia

Novo show das aves brasileiras

Confira aqui uma apresentação com imagens de aves brasileiras vencedoras do 3º Concurso Avistar / Itaú BBA de Fotografia. Entre elas, a rara limpa-folhas-do-nordeste.

Felipe Lobo ·
5 de maio de 2009 · 15 anos atrás

No último dia 15 de abril, o ornitólogo cearense Ciro Albano se encheu de felicidade. Não era para menos. Afinal, ele descobriu, pelo computador, que o primeiro lugar em duas categorias do 3º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia era dele: “Melhor Foto”, por captar duas belíssimas araras-azuis-de-lear, e “Ave Ameaçada”, graças ao clique de um raro limpa-folhas-do-nordeste (Phyldor novaesi).

Espécie cada vez mais ameaçada de extinção, a Phyldor novaesi vive apenas em Murici, em uma mata de seis mil hectares em Alagoas, e na Serra do Urubu, em Pernambuco, com um sexto do tamanho de sua vizinha. Acredita-se que existam apenas em torno de 200 indivíduos na natureza. Para nossa sorte, um deles foi clicado por Albano enquanto repousava em um galho.

Ao todo, o prêmio organizado pela Avistar Brasil em parceria com O Eco e patrocinado pelo Itaú BBA, Swarovski Optik e Save Brasil recebeu 6.515 inscrições de imagens. Os únicos pré-requisitos eram que as aves estivessem em liberdade e dentro do território nacional. Além das três categorias tradicionais (“Melhor foto”, “Melhor registro” e “Primeiras aves”, para iniciantes), o concurso deste ano também contou com algumas categorias especiais. Isso explica o alto número de vencedores, tanto entre medalhas de ouro, prata e bronze, quanto entre menções honrosas: 37 cliques.

“A alta qualidade das fotos inscritas, inclusive por amadores, surpreendeu a comissão julgadora. Além de retratar a beleza das espécies que compõem a avifauna brasileira, os fotógrafos preocuparam-se em registrar momentos especiais. O resultado é uma seleção de fotos incríveis e que certamente vai chamar a atenção de todos”, disse Guto Carvalho, organizador do concurso.

Entre os próximos dias 21 e 24 de maio, o público paulista poderá observar ao vivo todas as fotografias vencedoras durante o 4º Encontro Brasileiro de Observação de Aves, no Parque Villa Lobos. Também estão programadas feiras, debates, mesas-redondas e saídas para observação de aves. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelo local para descobrir as belezas da avifauna brasileira.

Enquanto o final do mês não chega, O Eco preparou o slideshow acima, com 13 das 37 imagens que serão expostas no Villa Lobos. Entre elas, destaques para o belo e imponente gavião-real, de Robson Silva e Silva, a garça-branca do paraense Sidclay Dias e, claro, a limpa-folhas-do-nordeste, de Ciro Albano.

  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.