Fotografia

Diário da Antártica

Veja fotos de livro sobre a missão brasileira no continente gelado. Elas contam do dia-a dia de pesquisadores e revelam em detalhes a impressionante biodiversidade local.

Haroldo Palo Jr. ·
21 de junho de 2008 · 17 anos atrás

Participo de viagens à Antártica desde 1984. Praticamente desde quando a Estação Brasileira passou a ser operacional. De lá para cá fiz 11 viagens. Além de fotografias fizemos também alguns documentários em vídeo.

Trabalhar na Antártica, para se obter imagens, não é muito diferente de outros locais. O branco nem sempre é um problema. O que mais incomoda é o céu nublado que predomina na região. O frio também pode atrapalhar porque enfraquece as baterias. Mas é só ter uma de reserva num bolso quente que nunca vai ficar sem fotografar.

Os animais colaboram como em nenhum outro local da Terra. Lá ninguém precisa de teleobjetiva. Os bichos estão sempre por perto e permanecem por perto. Não temem a presença de pessoas.

É o local mais impressionante da Terra. Nem parece nosso planeta.

Acabamos de publicar um novo livro que conta a história dos primeiros 25 anos de atividades do Brasil na Antártica. Pode ser adquirido no site: www.avisbrasilis.com.br. Só temos 100 exemplares para atender aos interessados.

Leia também

Colunas
17 de junho de 2025

Conferência das Nações Unidas prioriza o oceano nas decisões políticas sobre mudanças climáticas

Mais de 800 acordos foram firmados durante a Conferência das Nações Unidas para o Oceano (UNOC3); Brasil assinou o acordo mundial para preservar os manguezais

Reportagens
17 de junho de 2025

Raimundão, primo de Chico Mendes, e Marina Silva são atacados após operação do ICMBio no Acre

Órgão está retirando gado ilegal de áreas da Reserva Extrativista Chico Mendes, a 5ª Unidade de Conservação mais desmatada da Amazônia desde 2008

English
17 de junho de 2025

Can Brazil’s protected areas survive the climate crisis?

A new initiative is testing how these territories – home to both biodiversity and traditional communities – can adapt to an increasingly extreme climate

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.