Notícias

A batalha das baleias recomeça na Antártica

Sea Shepherd está no encalço da embarcação japonesa Nisshin Maru que tem permissão para caçar 900 baleias nesta temporada na Antártica. ONG usa aviões não tripulados para monitorar baleeiro.

Gustavo Faleiros ·
27 de dezembro de 2011 · 14 anos atrás
Paul Watson, à direita de barba branca, o fundador da Sea Shepherd, mostra o avião não tripulado que foi utilizado para seguir o baleeiro japonês (foto: divulgação)
Paul Watson, à direita de barba branca, o fundador da Sea Shepherd, mostra o avião não tripulado que foi utilizado para seguir o baleeiro japonês (foto: divulgação)

Com a chegada do verão no Hemisfério Sul, começa a temporada de caça às baleias na Antártica, local em que cetáceos migram para se alimentarem após o período reprodutivo. O navio-baleeiro japonês Nisshin Maru já está nas águas austrais com objetivo (e permissão) para capturar 900 baleias, sendo a maioria da espécie minke.

Na véspera de Natal, a embarcação japonesa foi abordada por um barco da Sea Shepherd, ONG que nos últimos anos tem protagonizado confrontos diretos com os baleeiros nipônicos. Em 2009, uma embarcação dos ambientalistas foi atingida por um navio e por muito pouco os tripulantes não partiram desta para melhor.

No ano passado após seguirem por dias o Nisshin Maru, os ativistas foram informados que o governo do Japão havia optado por suspender a caça com fins científicos. O baleeiro voltou da Antártica sem realizar nenhuma captura, o que foi comemorado como uma vitória histórica pelo Sea Shepherd.

Este ano entretanto o embate parece estar se formando. Segundo nota divulgada no site da ONG, durante a interceptação, os japoneses dispararam arpões contra o barco Steve Irving do Sea Shepherd. Para evitar novos acidentes, os ambientalistas adotaram uma nova tática: utilizam aviões não tripulados que podem seguir e monitorar o navio baleeiro à distância.

Toda a saga e os confrontos travados pelo Sea Shepherd estão retratados na série documentário Whale Wars (ou Batalha pelas Baleias, em tradução livre), que desde 2009 é transmitido pelo canal de TV a cabo, Animal Planet. Veja abaixo trailer do episódio da colisão entre o baleeiro japonês e o barco do Sea Shepherd em 2010.

{iarelatednews articleid=”25322,24241,15909,24113,1636,797,24445,16305,25179,24942″}

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Reportagens
4 de novembro de 2025

Relatório da ONU afirma que humanidade terá de enfrentar um mundo acima de 1,5ºC

PNUMA diz que falta de ambição torna iminente a superação da meta definida no Acordo de Paris e que mundo deve correr para que ultrapassagem seja breve

Reportagens
4 de novembro de 2025

Da teoria à prática: obra discute desafios da política ambiental brasileira sob olhar econômico

Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Gema), do Instituto de Economia da UFRJ, reúne em livro referências e novas gerações atentas aos desafios brasileiros

Salada Verde
4 de novembro de 2025

Reportagem de ((o))eco recebe menção honrosa do Prêmio InfoEnergia

“O elo esquecido da transição: como a eficiência energética pode ajudar a descarbonizar a indústria”, de Ellen Nemitz, foi uma das matérias contempladas pelo prêmio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.