Notícias

A batalha das baleias recomeça na Antártica

Sea Shepherd está no encalço da embarcação japonesa Nisshin Maru que tem permissão para caçar 900 baleias nesta temporada na Antártica. ONG usa aviões não tripulados para monitorar baleeiro.

Gustavo Faleiros ·
27 de dezembro de 2011 · 14 anos atrás
Paul Watson, à direita de barba branca, o fundador da Sea Shepherd, mostra o avião não tripulado que foi utilizado para seguir o baleeiro japonês (foto: divulgação)
Paul Watson, à direita de barba branca, o fundador da Sea Shepherd, mostra o avião não tripulado que foi utilizado para seguir o baleeiro japonês (foto: divulgação)

Com a chegada do verão no Hemisfério Sul, começa a temporada de caça às baleias na Antártica, local em que cetáceos migram para se alimentarem após o período reprodutivo. O navio-baleeiro japonês Nisshin Maru já está nas águas austrais com objetivo (e permissão) para capturar 900 baleias, sendo a maioria da espécie minke.

Na véspera de Natal, a embarcação japonesa foi abordada por um barco da Sea Shepherd, ONG que nos últimos anos tem protagonizado confrontos diretos com os baleeiros nipônicos. Em 2009, uma embarcação dos ambientalistas foi atingida por um navio e por muito pouco os tripulantes não partiram desta para melhor.

No ano passado após seguirem por dias o Nisshin Maru, os ativistas foram informados que o governo do Japão havia optado por suspender a caça com fins científicos. O baleeiro voltou da Antártica sem realizar nenhuma captura, o que foi comemorado como uma vitória histórica pelo Sea Shepherd.

Este ano entretanto o embate parece estar se formando. Segundo nota divulgada no site da ONG, durante a interceptação, os japoneses dispararam arpões contra o barco Steve Irving do Sea Shepherd. Para evitar novos acidentes, os ambientalistas adotaram uma nova tática: utilizam aviões não tripulados que podem seguir e monitorar o navio baleeiro à distância.

Toda a saga e os confrontos travados pelo Sea Shepherd estão retratados na série documentário Whale Wars (ou Batalha pelas Baleias, em tradução livre), que desde 2009 é transmitido pelo canal de TV a cabo, Animal Planet. Veja abaixo trailer do episódio da colisão entre o baleeiro japonês e o barco do Sea Shepherd em 2010.

{iarelatednews articleid=”25322,24241,15909,24113,1636,797,24445,16305,25179,24942″}

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
1 de dezembro de 2025

Contradições e desafios no acesso à água potável marcam debates de webinar

Encontro organizado por ((o))eco na última quarta-feira (26) reuniu especialistas para debater questão hídrica sob múltiplas perspectivas

Salada Verde
1 de dezembro de 2025

STF retoma julgamento do Marco Temporal e reacende disputa sobre terras indígenas

Corte analisará no plenário virtual, entre 5 e 15 de dezembro, ações que contestam ou defendem a tese que restringe demarcações

Reportagens
1 de dezembro de 2025

Liminar suspende emissão de três licenças ambientais da Petrobras no antigo Comperj

Decisão da Justiça Federal pode impedir operação comercial de unidade de tratamento de gás, essencial para o processamento do combustível do pré-sal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.