
No maravilhoso rio Tapajós, formado da confluência dos rios Juruena e Teles Pires não é diferente. Ali está em processo de licenciamento a usina de São Luiz do Tapajós, com capacidade de geração de cerca de 6,1 mil MW.
Entre os dias dias 19 de setembro e 9 de outubro, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou uma expedição bem nas corredeiras São Luiz do Tapajós, próximo a Itaituba, estado do Pará. Ali está o maior mosaico de unidades de conservação da Amazônia. A expedição fez o primeiro levantamento dos peixes e seus parasitas na região.
A diversidade da ictiofauna é incrível: foram capturadas e identificadas 160 espécies. Mas o total deve passar de 250 espécies já que muitas foram levadas para identificação posterior .
O fotógrafo da expedição Leonardo Milano e o ICMBIO gentilmente cederam estas fotos coletadas durante o trabalho dos pesquisadores.
Leia também
Blog da Expedição Juruena
Fotografia: o Juruena que não volta mais
Majestosos Rios da Amazônia
Leia também

Mais de mil aves resgatadas do tráfico na região serrana do Rio de Janeiro
Quase duas centenas já morreram por maus tratos, enquanto as demais serão avaliadas para reintrodução na natureza →

Maior trilha sinalizada da América Latina será inaugurada na COP 30
A Trilha Amazônia Atlântica cruza 13 áreas protegidas do Pará, de Belém a Viseu, e será inaugurada durante a conferência do clima na capital paraense →

VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental reúne debates sobre comunicação e desastres climáticos
Evento tem formato online e acontece entre 24 e 26 de setembro; inscrições para ouvintes estão abertas. Veja como participar →