Colunas

“Olhares selvagens”, um passeio pela biodiversidade amazônica

A maior floresta tropical do planeta é também a mais biodiversa. Ela abriga milhões de espécies, das quais milhares ameaçadas pelo homem.

24 de agosto de 2012 · 12 anos atrás
  • Eduardo Franco Berton

    Assessor jurídico da Natura Bolívia, organização apoiada pela Fundação Avina, com atuação na Amazônia e membro da Aliança Reg...

“Chegará o dia em que matar um animal será
considerado um crime de lesa humanidade”

Leonardo Da Vinci

Com seus 6,7 milhões de hectares, abrangendo 9 países da América do Sul, o bioma amazônico não só contém a maior floresta tropical do mundo, mas também a área mais rica em biodiversidade. Este enorme território é o lar de 2,5 milhões de espécies de insetos, 2,2 mil peixes, 1,3 mil aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios, 378 répteis e de 30 mil plantas.

Há espécies tão peculiares como estranhas, das mais diversas formas, tamanhos e cores. Elas atraem os cientistas, ávidos por estudar seu comportamento, habitat e distribuição; como também fascinam os visitantes tiveram oportunidade de apreciá-las da maneira que é incomparável: na própria floresta amazônica.

Infelizmente, hoje, é grande o número de espécies locais ameaçadas ou, pior, extintas. De acordo com a lista vermelha da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), mais de 4 mil espécies estão ameaçadas na região. Algumas como a imponente e popular onça (Panthera onca) – o maior felino das Américas e o terceiro do mundo – continuam em declínio por fatores como a fragmentação de seu habitat e a caça ilegal.

Olhares selvagens, nome deste ensaio, é uma coleção de imagens que retrata algumas das mais belas espécies da majestosa floresta, uma homenagem à sua beleza e um chamado urgente para sensibilizar o homem, sua principal ameaça.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.