Salada Verde

Violência contra ambientalista em SC

José Truda Palazzo Júnior, um dos fundadores do Projeto Baleia Franca, afirma ter sido agredido, junto com sua família, no município de Imbituba. Motivos da violência teriam base política.

Salada Verde ·
29 de julho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O ambientalista José Truda Palazzo Júnior enviou e-mail para extensa lista de contatos com o intuito de explicar o seu desligamento do Projeto Baleia Franca, em Imbituba (SC). No texto, diz que seu apartamento foi invadido na noite de sábado por Helder Canadas, “parte do bando que está tomando de assalto o projeto Baleia Franca e pretende expulsar-me da instituição que dirigi até hoje, sem qualquer indenização ou direitos”. Conforme ele, Canadas é responsável por agredi-lo violentamente, bem como sua esposa e filhas menores.

Truda afirma que apenas a intervenção da Polícia Militar evitou o pior. A irmã Maria Claudete, do Hospital São Camilo, assegurou que o ambientalista foi atendido no domingo. “Em nossos registros consta que ele deu entrada na emergência, foi medicado e depois liberado”, informou.

Segundo ele, Canadas e aliados querem há meses tirá-lo do projeto. Os motivos seriam suas recusas “a fazer ‘composição política’ para resolver o processo absurdo que nos move um procurador local, por motivos políticos; depois, por recusar-me a ficar ‘quietinho’ (ou seja, calar-me ante as bandalheiras ambientais dos (des)governos catarinense e nacional) para ver se retomavam o patrocínio da Petrobras; e finalmente, por me recusar a abandonar Santa Catarina de vez para que o Projeto pudesse ser ‘vendido’ a patrocinadores que preferem uma ONG ‘mansinha e quietinha’”.

O capitão Evaldo Hoffmann, comandante do Batalhão da Polícia Militar em Imbituba, disse a O Eco que a Polícia Militar foi acionada por Helder Canadas. “Ele se identificou como o novo presidente do Baleia Franca. O que acontece é que a nova diretoria bloqueou o acesso ao apartamento de José Truda, que fica no interior da sede do projeto. Por isso, houve agressões mútuas e os dois foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento”, afirma. De acordo com Hoffmann, pelo que consta até agora não houve violência contra membros da família de Truda. Mas, caso haja, o delegado irá determinar o exame de corpo-delito.

Truda fundou o Projeto Baleia Franca há 27 anos, em parceria com o Vice-Almirante Ibsen Gusmão Câmara.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.