Salada Verde

Combustível com borra de café

Estudo da universidade norte-americana de Nevada aponta que 1,2 bilhão de litros de biocombustível podem ser produzidos com borra de café em todo o mundo.

Salada Verde ·
30 de junho de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Pesquisadores da Universidade de Nevada (Estados Unidos) fizeram uma descoberta e tanto: a borra do tradicional cafezinho pode ser transformada em biodiesel, assim como ocorre com soja, mamona, milho, palma e girassol. A fonte é barata, renovável e disponível em inúmeros países.

Na primeira etapa do processo, o material é convertido em óleo, depois no combustível. A conversão de borra em óleo varia de dez a 15% de cada quilo, dependendo do tipo de café, Arabica ou Robusta.

Conforme as estimativas dos cientistas, seria possível produzir 340 milhões de galões (quase 1,3 bilhão de litros) de biocombustível com as sobras de café geradas ao redor do mundo.

Não bastando, os resíduos do processamento são ótimos para fertilizar jardins e hortas e para a fabricação de pequenos briquetes.

O Brasil colheu mais de 40 milhões de sacas de café de 60 quilos no ano passado.

Mais informações (em inglês) aqui.

Leia também

Notícias
1 de outubro de 2025

Morre Jane Goodall, a conservacionista que fez o mundo se apaixonar por chimpanzés

Aos 91 anos, Goodall trabalhou até o último dia pela mudança que queria ver no mundo e deixa um legado de esperança que vai muito além das fronteiras da primatologia

Salada Verde
1 de outubro de 2025

Marina Silva convida Papa para a COP30 e pede “compromisso ético” contra crise climática

Na abertura da conferência no Vaticano, ministra destacou desafios geopolíticos, lembrou os 10 anos do Acordo de Paris e defendeu que a COP30 seja o marco da implementação das metas climáticas

Salada Verde
1 de outubro de 2025

Desinformação climática explode nas redes e mira a COP30, em novembro

Objetivos políticos incluem atrasar ações contra a crise global e melar a imagem da conferência, do Brasil e da capital paraense

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.