Salada Verde

Peixe grande na rede da polícia

Prefeitos, vereadores e madeireiros figuram na lista de presos pelo Polícia Federal no Paraná. Operação também interditou 16 empresas no estado e mira em empresários paulistas.

Salada Verde ·
2 de junho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O prefeito da cidade de General Carneiro (PR), Ivanor Dacheri, o presidente da Câmara Municipal da cidade, José Cláudio Maciel, e o vice-prefeito do município de Coronel Domingos Soares (PR), Volnei Barbierio, foram presos hoje pela Polícia Federal (PF), por suspeita de crimes ambientais. As prisões fazem parte da operação Angusti folia (nome científico da araucária), iniciada na segunda-feira da semana passada (25). No total, a PF cumpre sete mandado de prisão expedidos contra empresários madeireiros. O prefeito de Birituna (PR), Remi Ranssolin, também é citado nos mandados, mas até o momento não foi localizado.

Os presos responderão por 13 crimes, entre eles destruição de floresta considerada de preservação permanente, corte da vegetação sem permissão de autoridade competente, confecção de carvão com  madeira de lei, apresentação de documentos falsos, corrupção ativa e falsidade ideológica. A operação Angusti folia é comandada pelo Ibama e conta com apoio da PF.

Além das prisões, o Tribunal Regional Federal da 4º Região, sediado em Porto Alegre e responsável por expedir os mandados, determinou a interdição das instalações madeireiras de 16 empresas de seis municípios paranaenses (General Carneiro, Bituruna, Coronel Domingos Soares, União da Vitória, Cruz Machado e Palmas). Elas devem ficar fechadas por 15 dias, a principio. Até o momento, também foram lavrados 133 autos de infração, totalizando 4,14 milhões de reais em multas, e cumpridos 25 mandados de busca e apreensão para coleta de provas dos crimes apurados. Empresários da capital paulista são investigados.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.