Salada Verde

15 bi de toneladas de carbono

Levantamento mostra estoques de carbono em terras indígenas e reservas extrativistas na Amazônia. Para ong, clima global também depende da manutenção dessas áreas.

Salada Verde ·
12 de maio de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Apesar de episódios isolados de desmatamento e outras atividades ilegais (voluntárias e involuntárias) registradas no interior de terras indígenas, essas áreas costumam manter florestas nativas em bom estado. Agora, um levantamento inédito do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam) mostrou que 15 bilhões de toneladas de carbono estão estocadas em terras indígenas e reservas extrativistas na Amazônia. O volume equivale a cerca de um terço das 47 bilhões de toneladas de carbono fixadas nas matas regionais.

O estudo foi divulgado nesta segunda (11), em Brasília, em seminário sobre a participação de povos tradicionais em discussões sobre mudanças climáticas. Só no Brasil, conforme a entidade não-governamental, índios e “populações tradicionais” são responsáveis por cerca de um milhão de quilômetros quadrados de florestas.

“Uma das evidências do estudo é a importância das comunidades tradicionais na manutenção do clima global. O fato de eles manterem a floresta em pé os torna potenciais beneficiários dos acordos internacionais que definirão a distribuição dos recursos financeiros internacionais para o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou em nota Paulo Moutinho, coordenador de pesquisas do Ipam.

Leia também

Reportagens
5 de maio de 2025

Orçamento para meio ambiente é 11 vezes menor que recurso destinado a emendas parlamentares

Orçamento aprovado na LOA 2025 para pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima cai ligeiramente em relação a 2024. MMA nega que recursos da pasta estejam estagnados

Colunas
5 de maio de 2025

O que o Jornalismo pode fazer em tempos de crise climática?

O enfrentamento da emergência climática exige uma alfabetização ecológica ampla e prévia também por parte do Jornalismo, fundamentada na na justiça social e em uma cultura da prevenção

Reportagens
2 de maio de 2025

O atobá quarentão que uniu gerações de pesquisadores

Um sistema brasileiro tem mais de um milhão de registros de aves anilhadas, que ajudam a conservar espécies de vida livre

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.