Salada Verde

Governo fora de sintonia

Cortes de impostos para vender eletrodomésticos trará mais problemas ambientais e contraria debates congressistas por uma política nacional de resíduos sólidos.

Salada Verde ·
6 de maio de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Além de baixar a zero os impostos para venda de chuveiros elétricos e jogar nas nuvens o consumo de energia, o governo criou outro problema ambiental com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a aquisição de geladeiras e fogões: para onde irão os produtos velhos, substituídos aos montes pelos ávidos consumidores brasileiros? A questão é tão séria que o Ministério do Meio Ambiente distribui nota onde afirma que a “discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos pelo Congresso Nacional, que regulamenta o descarte de resíduos especiais coincide com a decisão do Governo Federal de baixar a alíquota do IPI) sobre os chamados produtos da linha branca (…) e da abertura de linha de crédito do Banco do Brasil, para incentivar sua aquisição”.
 
Geladeiras, fogões e máquinas de lavar não devem ser jogados no lixo comum, pois muitos equipamentos velhos contêm poluentes e podem prejudicar solos, águas e até a Camada de Ozônio. Além disso, contribuirem para enchentes se forem parar em rios e córregos. Em 2008, quase um milhão de refrigeradores foram comercializados no setor de auto-serviço e nas principais redes varejistas brasileiras.
 
Em contrapartida, o governo aposta na coleta, desmanche e reúso de componentes de produtos usados para reduzir a geração de resíduos sólidos. Ao menos para os gases prejudiciais à saúde do planeta, equipamentos foram comprados e pessoas foram treinadas para sua caputtura e destinação correta. Em fevereiro, o governo anunciou que financiará a troca anual de 150 mil geladeiras velhas com gás CFC, que destrói a Camada de Ozônio. A idéia é usar 0,5% do arrecadado nas contas de energia, cerca de R$ 250 milhões, para tirar de circulação geladeiras antigas, trocando-as por novas, mais econômicas e menos poluentes.
 
Já o reaproveitamento de outros materiais depende da expansão da chamada “logística reversa”. Conforme o conselho brasileiro do setor, o retorno de matérias-primas ao mercado movimenta U$ 750 bilhões por ano, só nos Estados Unidos. O Brasil ainda não tem sequer estatísticas sobre o assunto.

Leia também

Salada Verde
14 de agosto de 2025

Governadores assinam carta de apoio à realização da COP 30, em Belém

Dezenove governadores e vice-governadores apoiam a manutenção da sede da Conferência do Clima na capital paraense, criticada por preços abusivos de hospedagem

Colunas
14 de agosto de 2025

Estamos mais perto de nos tornarmos refugiados climáticos do que bilionários 

Com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o Brasil pode colocar essa conversa no centro do debate

Salada Verde
14 de agosto de 2025

ONU adia pela segunda vez reunião sobre preparativos da COP30

Encontro entre o Escritório do Clima da ONU e Secretaria Extraordinária da conferência, previsto para esta quinta-feira (14), foi postergado a pedido de membros da UNFCCC

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.