Salada Verde

Governo e ruralistas contra florestas

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura arquitetam demolição do Código Florestal Brasileiro. Medidas podem acabar com matas em propriedades privadas.

Salada Verde ·
4 de dezembro de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Na última terça (2), o ministro do meio ambiente Carlos Minc ouviu de seu colega da Agricultura, Reinhold Stephanes , e de ruralistas, os detalhes da proposta de alteração do Código Florestal. Se aprovada, os brasileiros podem dizer adeus ao que resta de florestas em propriedades particulares país afora. Para começar, as áreas de preservação permanente (APPs: topo de morro, margem de rios, áreas de nascentes, etc) poderão ser computadas como reserva legal (percentual que o proprietário deve por lei manter preservado, dependendo do bioma). Para recuperá-la, o fazendeiro poderá se valer de espécies exóticas em até metade da área num prazo de no máximo 20 anos. Se quiser, poderá compensar a ausência de reserva legal em em outros estados, em outro bioma ou bacia hidrográfica. Esta medida é capaz de condenar à total degradação as áreas que já estão abertas ou em processo de desmatamento. Hoje, várias entidades civis chutaram o pau da barraca e distribuíram manifesto onde informam que abandonaram as conversas com o governo. “Não é possível discutir e negociar com um ministério que, em detrimento do interesse público, se preocupa apenas em buscar anistias para particulares inadimplentes. Para ter credibilidade, o processo de negociação sobre código florestal deve ser vinculado à obtenção do desmatamento zero, conforme assumido pelo presidente da república, e ao cumprimento da legalidade em todo o território nacional”, dizem as organizações não-governamentais.

Leia também

Análises
18 de junho de 2025

Licuri, a coroa da Caatinga

O licuri consegue florescer onde há pedra, calor e pouca água. É ali, nessa terra de sol imenso, que se tornam visíveis os detalhes de sua grandeza

Reportagens
18 de junho de 2025

A resposta está nos genes: projeto faz da genética aliada da conservação

Projeto pioneiro no Brasil investe em tecnologia e capacitação para que a genética seja usada em prol da conservação, monitoramento e manejo da biodiversidade brasileira

Notícias
18 de junho de 2025

Cientistas de 27 países pedem que COP30 avance na agenda da eliminação dos fósseis

“Seja o líder climático que o mundo precisa”, dizem mais de 250 cientistas, em carta endereçada ao presidente Lula

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.