Salada Verde

Europeus propõem desmatamento zero

Conferência climática começa e europeus farão proposta para países tropicais encerrarem derrubadas até 2030. Meta será alcançada com fundo idealizado pelo Brasil.

Salada Verde ·
1 de dezembro de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Poznan – A União Européia revelou há pouco em Poznan, Polônia, onde ocorre a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que vai apresentar uma proposta de desmatamento zero para o próximo acordo climático, o chamado pós-Kyoto. Segundo o chefe da unidade de clima da Comissão Européia, Artur Runge-Meztger, o bloco vai sugerir que o desmatamento global de florestas tropicais seja cortado pela metade até 2020 e seja zerado em 2030. É uma proposta bastante ambiciosa, observaram especialistas em florestas presentes em Poznan.

Por trás do anúncio da UE, há uma considerável vitória da diplomacia brasileira. Para acabar com o desmatamento até 2030, os europeus sugerem a criação de um fundo internacional para financiar o combate das derrubatas em países florestados. Essa é exatamente a proposta que o Brasil vem defendendo desde 2005 dentro da Convenção do Clima. Segundo Metzger, a idéia é que o fundo tenha 20 bilhões de dólares a cada ano.

Leia também

Notícias
3 de julho de 2025

PGE pede que Supremo derrube lei em Mato Grosso que limita criação de áreas protegidas

Mudança na lei prevê que só poderão ser criadas novas unidades de conservação no estado após regularização fundiária de 80% das já existentes

Salada Verde
3 de julho de 2025

Resolução das Nações Unidas pode reforçar o combate ao tráfico de vida selvagem

Ainda não foram concluídas as investigações sobre casos registrados nos últimos anos, com espécies brasileiras

Notícias
3 de julho de 2025

Queixadas voltam a ser registradas na região serrana do Rio de Janeiro

Após mais de 80 anos sem registros e considerados localmente extintos, populações de queixadas são documentadas na Reserva Biológica Estadual de Araras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.