Reportagens

Começa a COP 17, em Durban, África do Sul

Com representantes de 193 países, a 17ª Conferência das Partes (COP 17) inicia a sua última tentativa de um acordo para que haja a segunda fase do Protocolo de Quioto.

Flávia Moraes ·
28 de novembro de 2011 · 12 anos atrás
Abertura do evento. Foto: UNFCCC / Divulgação
Abertura do evento. Foto: UNFCCC / Divulgação
Começou nesta tarde de segunda-feira as negociações para a redução das emissões de gases estufa na 17ª Conferência das Partes (COP 17) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Durban, África do Sul. O objetivo principal dessa reunião é conseguir fazer com que os quase 200 países participantes cheguem a um acordo para limitar o aquecimento global do planeta a 2 graus Celsius.

O impasse, que vem dificultando as negociações, segue sendo o papel que os países desenvolvidos e os em desenvolvimento devem assumir na nova fase de Quioto. O governo Mexicano destaca que é importante encontrar um equilíbrio para que nenhuma das partes fique em desvantagem. O negociador chinês, Su Wei, revelou em entrevista à rádio estatal que as perspectivas do encontro não são boas, mas não explicou o motivo.

Os negociadores brasileiros, como o embaixador André Corrêa do Lago e a ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira destacam como essencial um segundo período do Protocolo de Quioto, tanto para manter os países engajados quanto para preservar o meio ambiente com a redução de emissões. Lago argumentou aos jornalistas que se o protocolo morrer, acredita não ser mais possível chegar a qualquer outro acordo total das partes.

As organizações ambientais não governamentais cobram uma definição urgente para que, após 2012, o planeta não fique sem uma regulamentação para emissão de gases de efeito estufa. Enfatizam que, se isso acontecer, o futuro climático do planeta é incerto, assim como os seus impactos nas regiões mais vulneráveis e pobres.

Protestos também estão sendo preparados. Com o nome de “Ocupe a COP 17”, o movimento pretende tomar o centro de conferências, segundo a agência EFE. Através do blog occupycop17 os manifestantes combinam uma assembleia no cruzamento das duas ruas principais de Durban e afirmam a intenção de ficarem instalados lá até o dia 9 de dezembro, último dia da COP 17.

  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.