![]() |
Aqui uma lista dos principais temas que serão negociados em Durban:
– Protocolo de Quioto: o único acordo legal entre os países para a redução de emissões expira em 2012. Brasil, China, Índia e outros países em desenvolvimento pedem uma renovação dos compromissos, mas Rússia, Japão e Canadá se recusam. Leia mais sobre a polêmica de Quioto.
– A participação dos Estados Unidos: o país do Tio Sam é historicamente o maior emissor de gases de efeito estufa (perdeu há pouco liderança para a China). Ainda assim nunca assinou qualquer compromisso internacional. Internamente, Obama estabeleceu um corte de 18% sobre os níveis de 2005, uma meta considerada pífia.
– O fundo verde: estabelecido na famigerada reunião de Copenhague, a COP 15, esse fundão foi pensado para financiar novas tecnologia e adaptação nos países em desenvolvimento. O dinheiro deveria vir principalmente dos países ricos. Mas está pingando a conta gotas. Agora, com a crise, seu futuro é incerto.
– Brasil, Código Florestal e Rio+20: o Brasil é um ator importante nas conferências do clima. Não é uma China, mas está entre os principais poluidores do mundo. Neste ano, as ONGs vai tentar queimar o filme da delegação brasileira, acusando o governo Dilma de deixar rolar o desmonte do Código Florestal. Como anfitrião da Rio+20, o Brasil está interessado em manter a boa imagem.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Em ato no Pará, Flávio Bolsonaro promete que vai acabar com “entraves ambientais”
O candidato à presidência afirmou caso seja eleito, deixará o proprietário fazer “o que quiser na sua terra” e que proprietário “vai poder fazer o que quiser” →
Açaí manejado: produto da extração vegetal ou cultivo agrícola?
Classificação do açaí como lavoura permanente distorce dados sobre a produção e reduz o reconhecimento do trabalho de comunidades tradicionais →
Bolsonaro abriu caminho para o crime organizado dominar territórios da Amazônia
Estudo realizado em parceria com Ministério da Defesa mostra como medidas do governo Bolsonaro favoreceram criminosos na Amazônia; Lula reverteu a crise com resposta do Estado →

